TEORIAS PSICOLÓGICAS E A APRENDIZAGEM...

Por FRANCISCA NILMA DA SILVA SOUSA | 20/10/2016 | Psicologia

TEORIAS PSICOLÓGICAS E A APRENDIZAGEM NO NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL EMERGENTE – uma realidade possível.

 Francisca Nilma da Silva Sousa1

 Isabella Oliveira de Andrade Virgínio 2

1. INTRODUÇÃO
 Com o avanço científico e tecnológico houve uma mudança nas inquietações do homem acerca do Universo, da sociedade e do próprio homem. E com isso, mudaram também a visão e a estratégia da educação, buscando formar um ser integral, aliando a teoria e a prática do fazer. Não se pensa mais na formação unilateral, mas em formar seres com conhecimento, habilidades e atitudes comportamentais que atendam às exigências de um mundo cada vez mais competitivo.
Hoje, se fala em aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver (viver em comunidade). Desse modo, as escolas e demais instituições de ensino passaram a conceber a educação como um processo de desenvolvimento global, integrando os vários níveis de conhecimento e de expressão: afetivo, sensorial, psicomotor, etc. Deve-se educar para a totalidade, para a autonomia, para a abertura de novos conhecimentos e para a diversidade, respeitando o conhecimento que o aluno já traz.
Inquieta-se também o professor/educador que tem compromisso com a aprendizagem de seus educandos, com a mudança de vida que pode e deve proporcionar aos mesmos quando oferece um ensino de qualidade, desenvolvendo competências e habilidades àqueles que têm dificuldades na aprendizagem.
O próprio processo de globalização exige que os professores reflitam a respeito de todos os processos da sociedade, sejam eles educacionais, econômicos, financeiros, políticos e sociais. Ser um professor/educador nos dias de hoje, exige uma postura ampla e uma visão aberta de todo o mundo e de todas as modificações que vêm ocorrendo.
Nada mais adequado para esse professor o conhecimento sobre as teorias psicológicas, o uso adequado delas como forma de aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem. Por isso, a necessidade desse profissional está em constante atualização de conhecimentos, quer seja para construir um ensino de qualidade, quer seja para aperfeiçoar as metodologias utilizadas. Uma vez que A proposta educacional precisa se reconstruir constantemente em função da gama imensa de materiais de apoio que vem surgindo para a atuação no ensino.

[...]

Artigo completo: