Teoria da Contabilidade

Por Fabiano Martin Graf | 07/05/2018 | História

1 - INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência social que atua com o objetivo de informar os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de uma empresa. Esta realiza os registros contábeis e processos ordenados, gerando como produto final as demonstrações contábeis ou financeiras, sendo denominadas pela legislação financeira.

A contabilidade surgiu da necessidade de controle das produções de grãos e de rebanhos de animais, podemos dizer que quando os homens pararam de ser nômades e começaram a cultivar a terra e a domesticar os animais, a contabilidade surgiu, obviamente que sem o intuito de criação, mas sim em seus aspectos mais primitivo de controle. Outro ponto importante para a criação da contabilidade foi a criação da moeda conforme menciona Iudícibus (2009), pois com o fim das trocas de produtos uns pelo os outros a necessidade de conhecer o que se tinha, qual o seu valor e o que seria produzido se tornou primordial.

A partir do século XIII até o início do século XVII, a Contabilidade foi representada na Itália através da atividade mercantil, econômica e cultural em ascensão, sendo na época, a forma mais avançada em questão de empreendimentos comerciais e industriais. A partir do século XV houve a disseminação da Escola Italiana por toda Europa, sendo um período que avança com a teoria em relação às necessidades reais da sociedade.

Artigo completo: