Tendência Liberal Renovada Progressista. José Carlos Libânio material para prova de mérito e concurso público.
Por Edjar Dias de Vasconcelos | 16/05/2013 | EducaçãoTendência Liberal Renovada Progressista.
José Carlos Libânio.
Como entender a teoria pedagógica de tendência liberal progressista, uma reflexão epistemológica de conteúdo pragmatista, o conteúdo pedagógico procura valorizar a cultura como favorecimento para as aptidões individuais do aluno.
Qual é nessa tendência a natureza da escola, apenas para levar ao aluno a uma formação que possibilite ao mesmo assumir seu papel na sociedade, sua natureza filosófica adaptar as necessidades dos alunos ao meio social.
A escola não questiona as formas políticas de dominação, pelo contrário não tem como objetivo tal finalidade, deve seguir as regras do capitalismo liberal. Qual a diferença fundamental entre a tendência liberal tradicional e a escola renovada progressista
Na escola de tendência liberal tradicional, toda atividade pedagógica é necessariamente centrada na figura do professor, o aluno é essencialmente objeto, não ocupa nenhum destaque de ação como sujeito, portanto, uma pedagogia autoritária, além naturalmente de conservadora.
Ao passo que a escola renovada progressista, defende um procedimento pedagógico em que o aluno aprende fazendo, com efeito, a pedagogia é centrada na figura do mesmo, não como uma relação de sujeito absoluto, porém, parcialmente dialético.
A escola renovada progressista, a pedagogia valoriza as tentativas das experiências, pesquisas empíricas, elaboração das descobertas, comprovação das hipóteses.
Como orientador o professor, aquele que condiciona pedagogicamente o rumo da educação, mas tão somente como auxiliador.
É muito importante o meio social, o mundo natural, a pedagogia leva em conta os interesses do aluno, suas motivações particulares, o grande pressuposto filosófico da aprendizagem.
O caminho para o desenvolvimento dessa tendência pedagógica que é o saber fazer torna-se um mecanismo não apenas para ensinar, leva em consideração o que realiza como prática.
É de certa forma uma auto-aprendizagem, o meio ambiente é fundamental pela seguinte lógica, transforma-se em um meio estimulador como exigência do próprio mecanismo pedagógico.
Explica Libânio, só é retido ao aluno aquilo que se incorpora à atividade do referido, no processo pedagógico por meio das descobertas pessoais.
O que é incorporado passa fazer parte da estrutura do saber cognitivo, com objetivo de ser usado em novas situações de descobertas, qual a grande função da escola, explica Libânio é adaptar o aluno ao meio que se vive.
Exatamente por essa razão que é uma pedagogia da defesa do modelo de sociedade, no caso do capitalismo liberal, não é transformativa tem como fundamento o conservadorismo.
Defende a ideologia do aprender a aprender, o método usa sempre como forma pedagógica o trabalho em grupo, não existe um sujeito epistemológico de destaque para o professor, ele procura apenas estar à disposição do aluno harmonizando situações possivelmente antagônicas.
Edjar Dias de Vasconcelos.