Temos pessoas demais no mundo?

Por Arlene | 29/01/2012 | Sociedade

 

"crescei e multiplicai" é uma ordem bíblica dada aos humanos. Cumprimos tão bem essa parte que parecemos os mais obedientes dos seres. Para que fosse de fato efetivada a natureza colocoumo prazer sexual que estimula a copulação. A consequência é um mundo superpovoado.

Temos hoje mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Pessoas que comem, consomem, desejam, destroem, amam, sofrem, perseveram e reproduzem.  Poderia ser dito que o nosso planeta não vai suportar por muito tempo esse crescimento acelerado. Estudiosos prevêem um período de estabilização. O problema é que estudos falham e as pessoas não param de procriar. Mesmo com a invenção da pílula e outros meios de prevenção da gravidez temos um grande número de nascimentos desejados e não desejados. .

Tivemos muito avanço tecnológico e hoje com as vacinas, antibióticos, cirurgias e atamentos variados as pessoas vivem mais. Reduziu a mortalidade infantil, isso é bom. O problema é que a longevidade aumentou em quantidade de anos e não em qualidade. Temos muitos velhos inativos, doentes, entrevados que consomem recursos da natureza, governo. Pessoas que não podem e não querem trabalhar, apenas receber sem nenhuma perspectiva de car algo para a sociedade.  Uma das causas da crise econômica européia é essa, muitos idosos, previdência quebrada. Quem se dar bem são os fabricantes de remédios. A morte é vista como um mal a ser evitado a todo custo, bom ser assim, mas a sociedade definha dessa forma. Viver com qualidade de vida por 80, 90, 100 ou mais anos é bom, o problema é prolongar a todo custa existências vegetativas só por conta de uma interpretação equivocada dos direitos humanos. Ainda vivemos na natureza, obedecemos suas leis e uma delas é o ciclo vital de envelhecer e morrer. Gastamos recursos adiando o inevitável e deixamos de investir na sociedade que adoece quando os jovens são privados de emprego, onde as crianças carecem de boa educação.

Temos duas saídas para esse problema Pu fazemos um controle de natalidade como é feito na China ou deixamos que a natureza aja e que o mais fraco pereça. O que é mais desumano? Vamos pensar em aumentar os recursos, mais tecnologia, povoar a lua, habitar outros planetas, fazer cidades flutuantes nos mares, viver de luz, esperar o armaremos. Bem, enquanto isso não acontece temos o problema que continua crescendo, pois as pessoas não para, de se reproduzir nem de envelhecer e insistem em não morrer. E aí?