A Inclusão nas Instituições Educacionais
Por Elça dos Santos Machado | 12/04/2018 | EducaçãoTema: A Inclusão nas Instituições Educacionais
Publicado em 12 de Abril de 2018 por Elça dos Santos Machado
ADRIANA PERES DE BARROS (1)
ELÇA DOS SANTOS MACHADO (2)
ELIANE SANTOS REZENDE MICHELATO (3)
LIDIANE DA SILVA XAVIER (4)
NORA NEY SABINO DE OLIVEIRA (5)
RAQUEL SANTOS SILVA (6)
SIMONE BATISTA CAMPOS (7)
A Inclusão nas Instituições Educacionais
Atualmente educadores e especialistas das diversas áreas da saúde, estão em constante diálogo contribuindo para a inclusão de crianças com deficiências nas instituições. Essas discussões e um grande conhecimento sobre os processos de desenvolvimento das crianças permite hoje compreender melhor a complexidade das diferenças de cada indivíduo, inclusive os que têm deficiências, como, por exemplo, problemas mentais, cegueira, mudez, transtornos globais de desenvolvimento e síndromes leves. O desafio continua sendo o de atender as necessidades das crianças em um contexto de inclusão.
De acordo com Zilda Ramos de Oliveira, 2012, “para a Educação Infantil, a inclusão é um princípio que rege o planejamento de todas as atividades e é sempre visto apenas sob os pontos de vista não apenas o clínico”.
O papel da instituição educativa é o de incluir essa criança e sua família na sociedade, para que saiba e usufrua dos seus direitos. As diferentes maneiras de se comunicar com essa criança na própria instituição, favorece uma possibilidade de inclusão dessa criança em uma prática social mais sensível as diferenças e com maior responsabilidade criando estratégias de cooperação com as demais crianças.
Nessa perspectiva, onde não há padronizações e nem exigências de desenvolvimento hegemônicas a diversidade de olhares, estilos, abordagens, expressões, comportamentos torna-se um valor que o educador destaca o objetivo nesse caso, não é o de compensar a necessidade de uma criança, mas sim valorizar a sua forma única de responder aos desafios colocados.
Nesse tipo de planejamento, a inclusão rege todo o currículo, inclusive na organização e readaptação de tempo, espaços e materiais.
É muito importante que as instituições educacionais se responsabilizem por estabelecer um projeto de forma organizada, coerente observando esse planejamento tendo como objetivo principal um trabalho de formação que garante o direito à proteção, estimula a autonomia, a confiança e promove a qualidade de vida em grupo com liberdade e dignidade.
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICAS:
O Trabalho do Professor na Educação Infantil - ZILDA RAMOS DE OLIVEIRA.
Referencial Curricular Para A Educação Infantil.
Educação de 0 a 3 anos: O Atendimento em Creche, ELINOR GOLDSCHIMIED E SONIA JACCKON
ADRIANA PERES DE BARROS (1) Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.
ELÇA DOS SANTOS MACHADO (2) Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.
ELIANE SANTOS REZENDE MICHELATO (3) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LIDIANE DA SILVA XAVIER (4) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.
NORA NEY SABINO DE OLIVEIRA (5) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.
RAQUEL SANTOS SILVA (6) Graduada em: Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.
SIMONE BATISTA CAMPOS (7) Graduada em: Pedagogia; Especialista em Gestão Escolar e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.