Tela LCD do notebook quebrada/estragada. O que fazer?
Por Daniel Canto | 24/06/2014 | TecnologiaOs três problemas mais comuns em notebook estão relacionados ao HD, ao excesso de poeira nos componentes internos e a telas lcd. No que se refere a tela LCD, na maioria dos casos, para solucionar a questão, será necessário substituir a mesma.
Porém, o custo/benefício desta reposição é ótimo, visto que o valor de um notebook novo, muitas vezes, representa 4 ou 5 vezes o valor de uma tela de reposição, além da questão de back-up de arquivos, re-instalação de softwares, etc.
Os problemas mais comuns na tela LCD que necessita reposição são: vazamento do cristal líquido, rachaduras, listras verticais ou horizontais, tela lavada (sem brilho), tela escura (aparece a imagem porém sem iluminação), problemas com a cor, entre outros.
Em todos os casos acima, a tela deverá ser substituída (com exceção da tela escura, onde a reposição deve ser do inverter e não da tela especificamente).
Para isso, o usuário deverá identificar o modelo da tela LCD a ser substituída. A identificação é feita através de um etiqueta fixada no verso das telas e, normalmente é um código alpha-numérico como por exemplo: B156XW02 V.6 sendo os algarismos após as letras iniciais referentes ao tamanho da tela. No caso deste exemplo trata-se de uma tela de 15.6 polegadas.
Uma vez adquirida a tela, a substituição da mesma é simples, e pode ser executada pelo próprio usuário, se bem orientado. caso o usuário não se sinta seguro para efetuar a substituição, o mais aconselhável é procurar um profissional especializado.