Tecnologia x Escola

Por Georgia Santos Maioli | 30/10/2016 | Tecnologia

TECNOLOGIA X ESCOLA: MUDAR AGORA, PARA MUDAR O FUTURO

Georgia Santos Maioli

(gegdms@gmail.com)

Marilda Barbosa

(Jhasmin4.0@hotmail.com

Novas Tecnologias Aplicadas a Educação – Eronisa

RESUMO

No decorrer deste artigo vamos entender como Tecnologia se desenvolveu de sobremaneira rápida, atingindo todas as áreas da sociedade. Sendo assim e necessário que a educação também esteja neste desenvolvimento abrindo espaço para uma nova escola, uma formação continuada e reflexiva no seu cotidiano, estando lado a lado com a tecnologia e usufruindo os benefícios tragos por ela para a sala de aula.

INTRODUÇÃO 

E notável por todos nós o quanto é rápido as mudanças geradas pelo desenvolvimento tecnológico em nossas vidas, e que hoje é presente em toda a sociedade, se tornando indispensável ao nosso cotidiano, mesmo que muitos ainda possam ignorar este avanço, mas a tecnologia hoje esta presente desde um simples acender de uma lâmpada ate os mais sofisticados chips que movimentam o mundo financeiro.

Pensando assim nossa educação não pode ignorar que a escola e um caminho que o aluno deve percorrer para acompanhar e se apropriar de conhecimentos fornecidos através das tecnologias para seu futuro. (PRETTO, 2001, p. 109) nos faz refletir na seguinte frase “Esse conjunto de relação nos leva a pensar nos caminhos a caminhar”.

Caminhos estes que nos levam a uma mudança cultural, uma abordagem de ensino mais aberta onde às disciplinas não são delimitadas somente nos livros didáticos, mas numa pesquisa de informações que possam estar com uma linguagem mais objetiva e de fácil assimilação pelo aluno. Temos em nossas mãos uma biblioteca universal, onde qualquer assunto ou pergunta esta respondida no simples clicar de nossos dedos, e isto é mágico, importante demais para que muitos só usem para colar e copiar, usando em seu comodismo.

Há um mundo de conhecimentos que nossos alunos hoje tem acesso através da internet, e cabe a escola e ao professor direcionar este conhecimento de forma a produzir um cidadão reflexivo e pesquisador para uma sociedade que esta em constante mudança.

Como conseqüência, a aprendizagem deve evoluir e não pode mais ser considerada pela simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, embora estas continuem a ter valor formativo que não é de desprezar. (DELORS, 2001, p.93)

A escola e o professor são instrumentos de novos caminhos, estes não podem ser somente ligados à transmissão de conhecimentos tradicionais, mas sim interligar os novos avanços tecnológicos ao cotidiano escolar, explorando todos os leques de conhecimentos que este dispõe. Alunos já chegam à escola com uma bagagem tecnológica, através das redes de comunicação exposta em sua vida diária, e nos mostram que não estão isolados destes avanços, e nem a sua aprendizagem, sendo assim é muito importante usar este aprendizado e aprimorar este interesse em favor do aluno. Nossa geração já nos chega cheias de conhecimentos tecnológicos, com seus celulares, brinquedos, jogos e uma curiosidade crescente em saber mais e mais através da era tecnológica. As aulas se tornam mais atrativas e interessantes para os alunos quando lhes damos algo para questionar ou chamar sua atenção em determinado assunto. Vídeos, palestras, data show, e demais equipamentos nos dão uma enorme fonte de transmissão de conhecimento, tornando as aulas menos cansativas e quadros repletos de textos que o aluno normalmente tem que copiar e decorar.

Hoje e possível abordar todo conteúdo curricular, com aulas mais claras e com a participação do aluno, quando damos a ele maneiras de interagir com o professor e também com demais alunos. E a tecnologia nos apresenta estas abordagens, usando o conteúdo didático e todo um mundo virtual repleto de informações que complementam toda uma aprendizagem a ser desenvolvida.

O mundo este hoje informatizado, ligados a uma rede de tecnologia, onde a internet se tornou um professor virtual, que nos ensina a entender e transmitir o saber, e nos capacita a crescer e formar cidadãos pensativos e questionadores, sem aceitar uma única resposta, mas buscar aquela que melhor atende o que necessitamos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com isso, podemos concluir que temos nos dias atuais uma gama de estratégias para aprimorar os conteúdos a serem ensinados, de uma forma prazerosa, então cabe ao educador buscar esse aliado para aprimorar seu currículo em prol do aluno, mostrando o quanto a tecnologia pode ser de suma importância quando sabendo usar de uma forma consciente em busca de novos conhecimentos, para um crescimento pessoal, profissional e social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-AGUIAR DE, IANA ASSUNÇÃO. (Tecnologia como caminho para uma educação cidadã);

-DELORS, 2001, p. 93.

- PASSOS, ELIZETE. 

- PRETTO, 2001, P. 109.