TECNOLOGIA WI-MAX

Por Taiz Liberato | 23/06/2009 | Tecnologia

RESUMO

Este estudo permitiu entender que a tecnologia WiMax é bastante promissora do ponto de vista de acessos por redes sem fio, pois estreita o conceito de banda larga em pontos mais remotos e menos acessíveis, as distâncias. Sua adoção em larga escala ainda não é algo certo, mas é bom que possamos conhecer uma possível candidata a tecnologia de internet banda larga sem fio.

Palavras-chave: WiMax. Wireless. Banda Larga.

ABSTRACT

This study has allowed us to understand that the WiMax technology is quite promising in terms of access to wireless networks, because it narrows the concept of broadband in the most remote and less accessible distances. Its adoption in large scale it's not certain but it´s good that we can get to know a possible candidate to the large broadband wireless technology.

Key-words: WiMax. Wireless. Large Broadband.

1    INTRODUÇÃO

As tecnologias de rede sem fio e a constante busca por novos meios de conexão na busca por uma convergência maior de dados, voz e vídeo vêm trazendo sempre novas tecnologias ou a renovação de tecnologias já conhecidas algumas até consideradas mortas. O WiMax é uma tecnologia de comunicação sem fio de alta velocidade o que possibilita a transmissão de dados, voz e vídeo em alta qualidade. Seu desenvolvimento, adoção e implantação vêm crescendo, talvez não tão rapidamente como fosse esperado, mas só o tempo dirá se esta tecnologia será ou não a substituta oficial das tecnologias atuais.

2    HISTÓRICO

A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia, com base na norma 802.16 da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), estabelecida pelo grupo de trabalho em padrões de acesso sem-fio de banda larga (Working Group on Broadband Wireless Access Standards). Além de operar em uma ampla faixa de freqüência – de 2 a 66 GHz – as principais vantagens estão no tripé banda larga, longo alcance e dispensa de visada, o que não ocorre com outras tecnologias sem-fio. O Wi-Fi, por exemplo, baseado na IEEE 802.11, foi desenvolvido para funcionar em redes locais (LAN), tendo, portanto, curto alcance. Justamente o oposto do Wi-Max, que foi desenvolvido para funcionar em redes metropolitanas (MAN).

O que é Wi-Max?  - RNP – Rede Nacional de Ensino e pesquisa

<http://www.rnp.br/noticias/2005/not-050927-coord.html>

3    FUNCIONAMENTO

As redes WiMax funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial),com estudos científicos para se chegar a 10Gbps. O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc. O WiMax opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais.

 Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.

4    PRINCIPAIS ÁREAS DE APLICAÇÕES NO MERCADO CORPORATIVO

4.1      Campus Networking

Esta é uma grande área de necessidade de utilização da Tecnologia de WiMax em aplicações. Aqui temos um importante nicho nas áreas de Petróleo, Indústria em Geral (p. ex., Cimento), Pátios de Carga (Ferrovias e Logística), Portos, Construção Civil, entre outros segmentos. 

4.2      Building to Building Connection

Conexão entre diferentes instalações de uma mesma Corporação. O WiMax também poderia ser utilizado como conexão redundante de acesso de uma Corporação. 

Backhaul de Wi-Fi e VoiP

O WiMax pode ser utilizado com infra-estrutura de uma Rede Corporativa de Wi-Fi e/ou VoIP principalmente onde não existe infra-estrutura de cabeamento instalada ou quando desejar disponibilizar Serviços de Campo móveis. 

4.3      Surveillance

Este é um segmento onde a tecnologia WiMax pode colaborar bastante na monitoração de grandes áreas.  

4.4      Backhaul de Mesh Technology

O WiMax pode ser muito importante como infra-estrutura de Mesh Technology.

Esta tecnologia está muito "na moda" em Projetos de Cidades Digitais.
A BelAir Networks – fornecedor de plataforma Mesh – anunciou o seu interesse em "mixar" WiMax e Mesh Technology.

4.5      Soluções de Atendimento Móveis

Esta é uma área que interessa muito aos Governos Federal, Estadual, Municipal e também ao mercado privado. 

Os governos estaduais saíram na frente com suas Soluções de Atendimento a Clientes (SACs). Recentemente alguns Governos Estaduais começaram a propagar a idéia de Serviços Volantes para Atendimento Social.

Corporativo e Governo – Revista de WiMax <http://www.revistadeWiMax.com.br/Revista/Corpora%C3%A7%C3%B5eseGoverno/tabid/85/Default.aspx>

5    TESTES

Um experimento da rede WiMax feito em 2005 por uma grande operadora de telefonia celular dos Estados Unidos teve um resultado pouco animador. Foram relatados problemas para atingir os níveis esperados de transferência de dados, chegando apenas a um pequeno percentual dos níveis laboratoriais alcançados. Isso indica a falta de maturação da tecnologia.

No Brasil, outro local no qual foi instalado este tipo de tecnologia é Mangaratiba, RJ.

A Intel executou em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, vários testes muitos satisfatórios, sendo que em Ouro Preto o teste foi considerado como "Prova de Fogo", devido ao relevo montanhoso da cidade. Uma das experiências feitas foi a instalação de uma antena WiMax em uma Kombi com três computadores. A Kombi ficou estacionada na Praça Tiradentes, praça principal da cidade, e várias pessoas do local entraram na Kombi e acessaram a Internet, e foi um sucesso, pois a BSU estava instalada na Universidade, e a Praça não possui vista para ela. Esses testes foram realizados com equipamentos com freqüência de 3,5GHz, considerados pré-WiMax, por terem OFDM com 254 portadoras. Atualmente, os equipamentos em Ouro Preto operariam na freqüência de 5,8GHz e com somente 32 portadoras, sem a possibilidade de reflexão. Porém, estes estão desligados há quase 1 ano por falta de assistência dos executores do projeto. Está previsto que, no início do segundo semestre de 2007, Belo Horizonte estará toda interconectada pela nova tecnologia.

5.1      Testes no Brasil

Em parceria com universidades, instituições e governos, a Intel liderou testes de WiMax no Brasil, desde 2004, nas cidades de Brasília (DF), Ouro Preto (MG), Mangaratiba (RJ), Parintins(AM) e, mais recentemente, Belo Horizonte (MG). Até o final deste ano, a empresa promete começar a testar em São Paulo.

Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMax no Brasil. Podemos esperar que o mais breve possível estaremos utilizando internet como se usa o celular hoje, a tendência é melhorar ainda mais essa tecnologia.

Um serviço WiMax da Embratel que começou a ser fornecido no início de 2008 para pequenas e médias empresas, consiste em oferecer banda larga e telefonia voip sem a necessidade de provedor de acesso nem de linha telefônica convencional. Ele já está presente em 12 capitais brasileiras (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo) e será implementado futuramente em mais 49 cidades, totalizando 61 cidades. Além disso, está previsto um projeto a ser implementado no início de 2009, que oferecerá banda larga via WiMax aos lares dessas cidades brasileiras.

WiMax-Wikipédia, a enciclopédia livre

<http://pt.wikipedia.org/wiki/WiMax>

5.2       Prós

  • Diminui custos de infra-estrutura de banda larga para conexão com o usuário final (last mile).
  • Deverá ter uma aceitação grande por usuários, seguindo a tecnologia Wi-Fi (IEEE 802.11) e diminuindo ainda mais os custos da tecnologia;
  • Possibilitará, segundo a especificação, altas taxas de transmissão de dados;
  • Possibilitará a criação de uma rede de cobertura de conexão de Internet similar à de cobertura celular, permitindo acesso à Internet mesmo em movimento;
  • Existe amplo suporte do desenvolvimento e aprimoramento desta tecnologia por parte da indústria.

5.3      Contras

  • Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustração quanto à taxa de transmissão;
  • Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido;
  • Pode, em alguns países, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente;
  • Em alguns países a tecnologia já foi inviabilizada devido a uma política específica para proteção do investimento de capital (CAPEX), já realizado com licenças da tecnologia de telefonia móvel UMTS.
  • Nas faixas de freqüência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.

WiMax-Wikipédia, a enciclopédia livre

<http://pt.wikipedia.org/wiki/WiMax>

5.4      Disponibilidade

Wi-MAX utiliza licenciada Rádio Freqüência (RF) espectro, que fornece proteção contra acessos não autorizados, em certa medida. Existem ferramentas disponíveis que são de fácil utilização para o empastelamento do espectro de implementações Wi-MAX planejado. Juntamente com a camada física, ataques denial of service, intrusas pode usar legado de gestão frames para desligar legítimas conexões de rede.

6    CONCLUSÃO

Como o avanço das redes sem-fio é uma realidade inescapável. Várias empresas e instituições possuem suas bases wireless para conexão de lap-tops em rede local. Espera-se que a tecnologia Wi-Max comece a ser incorporada aos notebooks e PDAs já em 2006. Algumas empresas estimam que até 2009 haverá 4,4 milhões de pessoas usando voz sobre Wi-Max. O Brasil está dando um passo importante ao implantar a tecnologia Wi-Max em Ouro Preto. As tecnologias sem-fio podem auxiliar o país na aceleração de projetos de inclusão digital, principalmente em regiões carentes de infra-estrutura como cabos de fibra óptica.

O estudo desta tecnologia nos proporciona inclusive avanço neste mercado com visão de futuro, ainda não é certa a sua adoção em larga escala mas as possibilidades crescem com o desenvolvimento da tecnologia.

REFERÊNCIAS

O que é Wi-Max? Disponível em: RNP – Rede Nacional de Ensino e pesquisa.    < http://www.rnp.br/noticias/2005/not-050927-coord.html> Acesso em: 23 set. 2008.

WIMAX. Disponível em: Wikipédia: a enciclopédia livre. <http://pt.wikipedia.org/wiki/WiMax>. Acesso em: 24 set. 2008.

Corporativo e Governo – Disponível em: Revista de WiMax <http://www.revistadeWiMax.com.br/Revista/Corpora%C3%A7%C3%B5eseGoverno/tabid/85/Default.aspx> Acesso em: 25 set. 2008.