Tecnologia da informação e comunicação e a prática pedagógica
Por Alexandra Paula Cyrino dos Santos Souza | 23/08/2012 | EducaçãoAlexandra Paula Cyrino dos S. Souza
- 1. INTRODUÇÃO
Considerando a rapidez dos avanços tecnológicos que se sucederam nessas últimas décadas e que nos colocam diante de uma realidade da qual não podemos ignorá-la, até mesmo porque hoje é condição sine qua non ao convívio social o uso destes aparatos tecnológicos.
As discussões em torno das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC estão bastantes aquecidas atualmente, mas pairam-se dúvidas sobre a real contribuição desta nova infra-estrutura colocada a disposição da informação e da comunicação. A interação propiciada pelos meios informáticos, facilitam o acesso o conhecimento, desenvolvendo os sentidos e aguçando a percepção visual e sonora.
Atualmente o computador estar presente em nossas vidas e nos parece indispensável. Fazemos uso destes: nos bancos ao manipularmos os caixas rápidos, nos aparelhos celulares de tecnologias avançadas, nas urnas eletrõnicas em períodos de eleições; enfim , embora muitas vezes não nos damos conta, mesmo sem estarmos preparados, utilizamos estes recursos informáticos de maneira meio que “robótica”, ou seja, sem compreender a importância de dominar o conhecimento necessário para o uso dessas máquinas tecnológicas facilitando assim, o nosso cotidiano.
Contudo, devemos estar atentos e abertos a discutir sobre esses avanços, afim de encontrarmos formas de fazer uso desses “objetos tecnológicos” favorecendo a aquisição do conhecimento dentro e fora das instituições educacionais, garantido o desenvolvimento humano de maneira globalizante.