Taylorismo e Fordismo

Por Henrique Martins | 13/10/2012 | Adm

Taylorismo e Fordismo

 

Esses dois são formas de organização da produção industrial, criadas após a segunda revolução industrial. Esses revolucionaram o trabalho durante o século XX.

Frederick W. Taylor

Frederick Taylor, um engenheiro mecânico estadunidense da década de 15, era ambicioso em criar métodos ágeis para a eficácia operacional nas indústrias. Este foi o criador da teoria da Administração Cientifica que propunha métodos científicos cartesianos na administração de empresas.

Sua orientação cartesiana criou um controle inflexível e mecanicista, porém elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, mas ao mesmo tempo gerou demissões, insatisfação e estresse para seus funcionários e muitos conflitos com sindicalistas.

A fórmula desenvolvida por Taylor, ou o famoso método de Taylorismo consistia basicamente em: intensificar a divisão de trabalho, fracionando as etapas do processo de uma forma que o trabalhador exercesse tarefas específicas e totalmente repetitivas.

Henry Ford

Henry Ford, empreendedor estadunidense, visionário, e metodista, foi o fundador da Ford Motor Company.

Homem de negócios, Henry era apaixonado por motores a combustão e a partir disso resumindo uma longa história, que a Ford foi criada. Conhecedor de métodos e inovador, ele foi o primeiro a utilizar o método de Taylorismo com sucesso e ainda adapta-lo a sua forma do Fordismo, este consistia na mesma utilização de trabalhos específicos para cada funcionário com a criação de uma linha de produção e quem comandaria o ritmo da produção seria uma esteira que levaria o carro (o que era produzido na Ford) de funcionário a funcionário, que exerceria sua função exclusiva.

Conclusão

O método até então criado por Frederick Taylor, era de extrema qualidade no quesito, produção. Tanto é que Henry Ford usou sua base para utilizar na Ford, o que fez que automóveis fossem barateados e a velocidade na produção fosse muito maior.

O método era muito bom por um lado, mas por outro era extremamente desgastante e monótono para o trabalhador que era conhecido até como “operário-bovino”. Esse método trouxe muitas criticas por sindicatos e trabalhadores (até o aumento salarial que a produção ofereceu, por conta da grande produção). O método chegou até ser satirizado por Charles Chaplin em um de seus filmes, chamado “Tempos Modernos” em que um funcionário surtava durante seu trabalho repetitivo.

Após muitas criticas e diversas mudanças o métodos de Fordismo, foi adotado por diversas empresas e prevalece até hoje, como um dos melhores já criados.

 

Henrique Martins

Marketing