Sustentabilidade Global e Desenvolvimento Local

Por Vitor Hugo Serrer Ferreira | 10/05/2016 | Ecologia

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento local, hodiernamente, é tido como uma barreira a ser trasposta para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária. Nos meios acadêmicos temas como políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local e sustentabilidade são constantemente discutidos.
Entidades públicas e privadas têm investido para que este desenvolvimento aconteça. Para isto, é primordial que haja um comprometimento, por parte dos envolvidos, para diminuir as diferenças sociais, tanto a nível local como global.
Esse desenvolvimento deve acontecer sobre sustentáculos basilares políticos econômicos sustentáveis. Desta forma o desenvolvimento do presente não pode significar o não desenvolvimento ou a escassez de determinado bem futuramente.
No Brasil, o abismo social que separa ricos e pobres ainda é um percalço na efetivação de um desenvolvimento sustentável nas suas regiões.
Hodiernamente, todos os países estão de certa forma, integrados, haja vista que essa integração faz com que o desenvolvimento de cada localidade que os integram, também precise de um crescimento que atenda as necessidades locais, sem deixar de atender as demandas globais.
Neste sentido, o presente artigo tem como escopo destacar os pormenores inerentes ao desenvolvimento local no mundo globalizado. Para isso primeiramente será demonstrado os aspectos conceituais que envolvem o desenvolvimento local e o que é globalização, para finalmente chegarmos ao cerne do presente trabalho: O desenvolvimento local no mundo globalizado.
Para realizar o presente trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, fazendo, primeiramente a leitura de diversos livros, artigos e periódicos sobre o assunto. Para posteriormente excluir os menos relevantes e incluir os mais relevantes, diante dos questionamentos levantados.

Artigo completo: