Sustentabilidade faz parte da educação na escola waldorf
Por LzRicco Assessoria de Comunicação | 12/11/2011 | EducaçãoA Escola Waldorf Querência, de Porto Alegre, tem na sua base curricular a educação ecológica. O estímulo à mudança de comportamento e a promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, professores, membros da comunidade escolar e familiares, é uma das premissas da escola. Em toda sua atuação docente, busca sensibilizar e conscientizar sobre a importância de uma conexão com o planeta através da responsabilidade ambiental e social. Na Escola Waldorf Querência não são utilizados materiais de plástico, os cadernos não possuem espiral (nem pauta, o que confere ampla liberdade de expressão às crianças), o mobiliário das salas de aula é totalmente de madeira de reflorestamento. Nas atividades manuais os alunos trabalham com lã natural, o giz é de cera de abelha, as pastas são produzidas pelos próprios pais e estojos para lápis são confeccionados artesanalmente, em tecido. Os materiais escolares não são renovados a cada ano: tudo segue sendo reutilizado e acompanha a vida escolar da criança. Cestas com pedras, conchas, sementes são utilizadas nas aulas de matemática. O “fazer com as próprias mãos” (e não somente consumir) é altamente estimulado nas aulas de artes aplicadas. Além disso, na cantina são oferecidos apenas alimentos naturais e integrais: nada de refrigerantes, frituras, industrializados ou doces, como balas, pirulitos, entre outros.
Não é necessária a implantação de programas ou semanas especiais do meio ambiente: o cuidado com o espaço físico, com a horta e o jardim da escola, a limpeza e destino do lixo, estão inseridos no cotidiano da vida escolar. A relação harmoniosa com plantas, animais e fenômenos da natureza é um hábito cultivado, é exaltada nos conteúdos das aulas, na expressividade artística presente em todas as disciplinas e alinhada com as atividades pedagógicas. A Pedagogia Waldorf já foi reconhecida por entidades como a UNESCO ei citada pelo fundador do Centro de Eco-alfabetização de Berkeley (Califórnia), Fritjof Capra, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, na edição de 2003, como modelo de educação transdisciplinar, voltada para uma verdadeira Ecologia do Ser, por seus ritmos e processos.
A Querência é a primeira e única escola Waldorf do Rio Grande do Sul. Em 2010, recebeu o prêmio “Pontinho de Cultura”, do Ministério da Cultura, pelas práticas artísticas que desenvolve. A pedagogia Waldorf se baseia na Antroposofia, desenvolvida pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner, que estuda o ser humano de forma holística, em seus três aspectos: corpo, alma e espírito. A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919, em Stuttgart, Alemanha, junto à fábrica Waldorf Astoria, a pedido de seus operários e com o apoio de seu proprietário, Emil Molt. Hoje existem mais de 2.000 Escolas Waldorf e jardins de infância no mundo inteiro. No Brasil há 16 escolas, sendo 4em São Paulo, e 36 Jardins de Infância. A mais antiga, fundada em 1956, é a Escola Waldorf Rudolf Steiner (SP), com cerca de 900 alunos e 80 professores.
Fonte: LzRicco Comunicação