SUPERVISÃO DE GESTÃO ESCOLAR NA SEDUC – PLANEJAMENTO...

Por Lêda Tôrres | 07/08/2016 | Política

RESUMO

O presente artigo apresenta fundamentos, conceitos e princípios do planejamento estratégico educacional que podem ser aplicados pela SEDUC – Secretaria de Estado da Educação, via Supervisão de Gestão Escolar- SUAGE, que trabalha com as escolas da rede estadual, mediando-as, tendo como objetivo o pensar para uma visão estratégica, de forma a ser um facilitador da construção de um planejamento estratégico em uma instituição educacional, em que foi utilizada pesquisa qualitativa e descritiva, bibliográfica e documental. A escolha do tema deveu-se à experiência profissional da autora na SEDUC e na SUAGE e, por constatar a necessidade de nas escolas da rede haver um planejamento estratégico que as norteie, onde se lida diretamente com a comunidade escolar, com o próprio MEC, com secretarias municipais de educação e outros. O objetivo maior do planejamento estratégico é desenvolver estratégias que guiarão a organização para obter melhor desempenho em suas ações. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão que auxilia, consideravelmente, o gestor educacional em seu processo decisório na busca de resultados mais efetivos e competitivos para a instituição de ensino, iniciado pelo sistema. Como não acontece um planejamento estratégico nas escolas, apenas a proposta pedagógica, diante desse contexto, questiona-se o seguinte: como implementar um Planejamento Estratégico para viabilizar as ações planejadas da Secretaria de Educação direcionadas para as escolas da rede, papel realizado por esta supervisão – SUAGE? Sugere-se ser possível que a existência do Projeto Político Pedagógico atualmente, seja um dos primeiros passos para o Planejamento Estratégico que efetive as principais ações na instituição escolar, visando melhor atuação na visão de uma gestão democrática.

 INTRODUÇÃO

A gestão estratégica na educação depende de gestores com visão holística, pessoas com capacidade de enxergar o todo e as partes ao mesmo tempo. Não é fácil desenvolver um pensamento estratégico quando se está com o tempo tomado com os problemas do dia a dia.

A proposta metodológica deste trabalho de pesquisa, da temática Supervisão da Gestão Escolar da SEDUC – Planejamento Estratégico para as Escolas, é apresentar os fundamentos, conceitos e princípios do planejamento estratégico educacional que podem ser aplicados a qualquer tipo e tamanho de escola atendida pela SEDUC – Secretaria de Estado da Educação, através da Supervisão de Gestão Escolar- SUAGE, departamento que trabalha diretamente com as escolas da rede estadual, fazendo essa mediação.

Será refletido sobre suas finalidades e como elaborar o planejamento estratégico para uma unidade de ensino, bem como indicar as ferramentas de gestão que apoiam o planejamento estratégico educacional, com foco nas escolas da rede do estado. O  importante desta pesquisa é atender à expectativa de que, o exercício de pensar estrategicamente passe a ser parte integrante da sua atuação como gestor, melhorando o desempenho de suas equipes e elevando a qualidade de sua escola.

O foco deve está no sucesso escolar como resultado da efetiva gestão educacional. Esse sucesso é evidenciado não apenas pelos indicadores de avaliações em larga escala, mas também pelo próprio aluno, em sua cidadania crítica e participativa e em sua realização como indivíduo. Um ser humano que aprendeu a aprender, a ser, a conhecer, a conviver e a fazer, como define Jacques Delors em Educação: um tesouro a descobrir, ele é capaz de processar a educação em todas as suas nuances.

Vive-se em um país em pleno desenvolvimento, onde o cenário econômico, histórico, político e cultural influencia fortemente os órgãos reguladores e legislativos do setor educacional. Nesse contexto, percebe-se que a Educação tem sido foco de crítica em diferentes meios de comunicação e da gestão escolar. O Ministério da Educação – MEC – percebendo a necessidade de mudanças vem promovendo meios de repensar a forma de estruturar os processos administrativos e pedagógicos, visando garantir o sucesso escolar do alunado.

[...]

Artigo completo: