Superterras
Por Marcelo Cardoso | 03/07/2008 | GeografiaMarcelo A. L. Cardoso
Conforme noticiado em 16/06/2008, às 15h26m, pelo O GLOBO ONLINE, foram descobertos, por astrônomos suíços e franceses, três planetas semelhantes à Terra fora do Sistema Solar.
Eles são rochosos e foram chamados genèricamente de "Superterras", por terem massas até nove vezes superior à da Terra.
Com essa descoberta voltou-se a pensar ser bastante provável que todas as estrelas tenham planetas circulando ao seu redor e que pelo menos um terço das estrelas semelhantes ao Sol devam ter planetas pouco maiores do que a nossa Terra em sua órbita.
Tal descoberta sugere também que planetas semelhantes à terra devam ser muito mais comuns do que se imaginava.
Todos esses três novos planetas foram localizados em torno da estrela HD40307, que é um pouco menor que o nosso Sol e está a cerca de 42 anos luz do planeta Terra.
Esses três planetas têm massas de, respectivamente, 4,2 ; 6,7 e 9,4 vezes a massa da Terra e as suas gravitações são extremamente velozes, completando uma volta ao redor da estrela HD40307 em, respectivamente, 4 dias, 10 dias e 20 dias, contra os 365 dias da Terra em torno do Sol.
Além dessa descoberta, cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) também anunciaram a descoberta de um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas muito similares às da Terra, condição essencial para a capacidade de armazenar água em estado líquido.
Trata-se também de uma "Super-Terra", com temperaturas que oscilam entre 0ºC e 40ºC.
Esse planeta gira em torno da estrela Gliese 581, tem 1,5 vezes o raio da Terra e uma massa cinco vezes superior à do nosso planeta.
Realiza uma órbita completa em torno da sua estrela em 13 dias, a sua distância dela é 14 vezes menor do que a que separa a Terra do Sol e, até aqui, ainda não foram encontrados nele nenhum indício nem de água, nem de vida.
A estrela Gliese 581 é menor, mais fria e menos luminosa do que o Sol e, por isso, o planeta se encontra em uma área habitável, ou seja, em uma região na qual a água poderia ser líquida e as temperaturas ambientais, agradáveis.
Os estudos até aqui realizados indicam que esse planeta deve ser muito rochoso, comoa Terra, ou estar coberto por oceanos.
Com grande probabilidade,esse planeta deverá ser um alvo muito importante das próximas missões espaciais que se dedicarem à procura de vida extraterrestre.
A Gliese 581 é uma das 100 estrelas mais próximas da Terra, ficando a apenas 20,5 anos-luz da constelação de Libra e com cerca de 30% da massa do Sol.