Sugestões para o fim de ano 2010
Por Paula Barros | 28/10/2010 | SociedadeEstamos a cerca de dois meses do fim de ano. Para nos despedirmos de 2010 e entrarmos com o pé direito no novo 2011, há várias alternativas para todas as bolsas e disponibilidades. Festa temática em família Ainda a melhor forma e mais barata de fazer uma festa feliz sem grandes custos. A minha sugestão, para que seja uma festa diferente é faça uma festa temática. Por exemplo, e imitando uma superstição gaulesa, todos os participantes terão de trazer a cabeça coberta, não vá cair o céu em cima! : peça-lhes imaginação no momento de escolher a cobertura de cabeça e será uma diversão ver os chapéus, capacetes, bonés, turbantes, que vão trazer. Pode ainda organizar uma festa evocativa de uma época passada de que goste: os gloriosos anos 20 ou os anos loucos da década de 60. Se todos trouxerem multas, vão poder passar uma noite fantástica sem gastar muito dinheiro. Vá para fora cá dentro Seguindo o lema da crise, se tiver de gastar dinheiro, então gaste-o cá dentro. Assim há em Portugal várias alternativas interessantes:
- Se reside numa grande cidade, pode juntar-se aos seus concidadãos para uma festa na praça central, por exemplo na Avenida dos Aliados no Porto. Em Lisboa as opções são mais alargadas: deverá haver fogo de artifício em Belém, no Parque das Nações ou na Praça do Comércio. Não se esqueça de levar as uvas-passas e o espumante, mas cuidado com o vidro!
- Ainda na sua cidade procure os bares, discotecas ou hotéis com programas de fim de ano.
- Alugar uma casa rural num ambiente idílico e com espaço suficiente para um grupo de amigos e/ou família. Passar um fim de semana num ambiente rural e acolhedor, onde poderá festejar em grande e ainda conhecer a região, vai ser sem dúvida uma passagem de ano a recordar.
- Passagem de ano a dois num hotel de charme, situado numa região ou cidade de interesse com pacote de passagem de ano que inclua a ceia de gala, a festa, um pequeno-almoço delicioso e check-out tardio. Procure por exemplo no Douro, em Sintra ou na Madeira.
- Passagem de ano em Madrid - esta é uma sugestão relativamente pouco cara. Os voos de Portugal não chegam aos 50 euros por pessoa e pode optar por alugar um apartamento de férias em Madrid central, dividir custos com amigos ou família e festejar como os madrilenos (e mesmo o resto de Espanha!): com uvas e Cava em plena Praça da Porta do Sol. Depois aproveite para passar um fim de semana em Madrid e ficar a conhecer a capital da Movida.
- Passagem de ano em Paris - a cidade do romantismo por excelência tem como todos sabemos pontos de interesse muito particulares, como a torre Eiffel, o museu do Louvre, Montparnasse... e isto são apenas 3 dos mais conhecidos pontos parisienses. Passar o fim de ano na torre Eiffel (opção mais barata) ou numa festa de fim de ano num Bateau Mouche (opção a pagar mas definitivamente não a mais cara) vão ser experiências inesquecíveis.
- Passagem de ano na louca Berlim - apesar da capital alemã estar na falência, a cidade tem mantido ou até mesmo desenvolvido um charme cultural muito único. Aqui tudo pode acontecer e em qualquer lado: desde uma festa nos loucos idos anos vinte do século passado, a manifestações artísticas em edifícios abandonados em construção. Mistura-se o ocidente e o leste numa confusão de cores e estilos arquitetónicos. Só por si a cidade vale uma visita aturada. Se optar por passar aqui o ano, não se espante com o barulho ensurdecedor dos foguetes à meia-noite. Um dos prazeres dos alemães é nesta noite fazer tanto barulho quanto consigam!