Sou concurseiro, e dai?
Por sonya oliveira | 30/03/2011 | DireitoSou concurseiro, e daí?
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil o concurso público é a forma idônea para o candidato ingressar no serviço público pátrio. É um meio democrático que permite o acesso a todos os concursandos baseado no princípio da impessoalidade, isto é, sem desmerecer ninguém e nem privilegiá-los.
Atualmente, o número de candidatos que disputam vagas nos concursos públicos tem se revelado de uma forma muito gradativa. E não é só isso, o nível de competitividade também tem aumentado de uma maneira gigantesca. Pior para quem não estuda pois não passará de um mero candidato á vaga. Também só se considera concorrente o candidato preparado e obviamente temos encontrado muitos destes nos últimos certames.
Mas, a vida de concurseiro não é fácil. É muita dura. Duríssima mesmo. Porém, há quem critique. Existem pessoas que não fazem outra coisa a não ser falar mal dos concurseiros. Dizem que somos um bando de "preguiçosos", que não queremos coisa com coisa e que simplesmente o que realmente queremos é ganhar dinheiro do governo. Isso mesmo, "ganhar dinheiro do governo". O que me entristece em ouvir tais palavras é que essas criaturas não sabem o que, nós concurseiros, sofremos. Passamos horas, dias, meses e até anos estudando porque temos um objetivo: passar num concurso público.
Quantas e quantas vezes deixamos filhos, maridos, esposas, amigos para nos dedicarmos áqueles livros. Benditos livros que um dia, nos levarão à vitória. Será tão difícil entender que somos um grupo de cidadãos com valores iguais, mas que tão somente optou pelo concurso a fim de realizar um sonho. E só nós sabemos o quanto esse sonho nos tem custado.
Quantas já não foram as noites mal dormidas? Quanta angústia sufocada em nosso peito com a desclassificação indesejada? Quantas lágrimas por não ter conseguido? E aquela sensação de frustração, então. Dói até na alma. Mas somos fortes. Levantamos, sacudimos a poeira e lá estamos novamente à caça do tesouro, ou seja, à procura de um novo concurso. E a rotina continua até que possamos dizer: "Consegui"!
Portanto, meus amigos, não vamos desistir. Vamos continuar estudando porque só assim vamos tornar nosso conhecimento cada vez mais elevado, para que num futuro muito próximo possamos colher os frutos. Confie em Deus, acima de tudo e não tenha vergonha de dizer: "Sou concurseiro e daí?
Quanto àquelas pessoas que falam tão mal dos concursos, eu lhes digo: "Preocupem-se com as suas vidas". Afinal, ser concurseiro é para para pessoas fortes, decididas e persistentes como nós.