Somatotipo

Por Fernando Colombo | 15/04/2011 | Saúde

Fernando Colombo


É a modalidade de classificação dos indivíduos pela morfologia corporal, ou seja, pela soma do tipo físico de cada pessoa.

O desenvolvimento destes trabalhos é a partir de Sheldon entre as décadas de 40 e 50. O método baseia-se no pressuposto de que todos os tipos físicos podem ser definidos em três componentes básicos:

Endomorfia (adiposidade): Apresenta como principal característica o arredondamento das curvas corporais.

Características da estrutura física: Cabeça larga e mais arredondada, pescoço mais curto e grosso, tórax grosso e largo, braços e pernas mais curtos e grossos, quadris mais largos que os ombros, corpo mais flácido, gordura localizada na parte abdominal e nos quadris, músculos pouco trabalhados e difícil perda de peso.

Atividades recomendadas: Natação, Hidroginástica, Dança...

Mesomorfia (musculosidade): Entre as principais características destacam-se o grande relevo muscular aparente. A presença de gordura corporal é pequena, permitindo uma boa visualização do arcabouço muscular. Tipo físico dos atletas. Eles apresentam tal estrutura porque possuem altos índices de testosterona.

Características da estrutura física: Corpo musculoso, atlético, forte, músculos maciços e bem desenhados, ossos proeminentes, pescoço forte, volume de tórax domina o abdômen, ombros largos, musculatura abdominal firme e bem desenvolvida, pernas e braços mais roliços, pele mais grossa, cintura com largura menor que os ombros, tem facilidade para ganhar músculos, rosto mais largo e longo.

Atividades recomendadas: Musculação, Esportes com raquete, Patinação...

Ectomorfia (magreza): Pode ser identificado por uma linearidade corporal, com discreto volume muscular e discreta presença de tecido gorduroso, podendo ser considerado como o componente da magreza.

Características da estrutura física: Corpo magro, alto ou baixo, mas com estrutura delicada e frágil, queixo pontiagudo, nariz e pescoço finos, tórax longo, geralmente pouco peito, braços e pernas longos e finos, juntas pequenas, poucos e delgados músculos, ombros não muito largos e arredondados, dedos e pescoço longos, face com formato triangular. Este é o tipo magro clássico, no qual as modelos mais se enquadram.

Atividades recomendadas: Vôlei, Basquete, Corrida, Ginástica Olímpica...

O somatotipo tem uma influência notável sobre a performance física. Em um estudo abrangente realizado nos Jogos Olímpicos de 1960, Tanner descobriu que apenas menos da metade dos somatotipos encontrados na população estava representada entre os atletas olímpicos. Além disso, observou-se que tipos distintos de somatotipo estavam associados a determinadas modalidades esportivas, como também parâmetros fisiológicos como capacidade aeróbica e força estavam relacionados ao somatotipo.

Então, você que pretende pensar em treinamento físico de alto nível não pode desconsiderar tais fatores, visto que é de fundamental importância que se considere as limitações genéticas e o somatotipo para adequar melhor cada indivíduo em determinada modalidade.