Solução?

Por Jean Carlos Brito Cezar | 27/08/2012 | Política

Solução?

Bem, estive observando as inúmeras propostas políticas, promessas, interesses e campanhas dos diversos partidos e candidatos. Resolvi sugerir aos próprios, políticos da esfera legislativa para aprovarem algumas propostas por mim citadas.

I – Deveria haver um órgão que avaliasse o desempenho patrimonial dos homens públicos durante sua legislatura. Sugiro Auditores e Policia Federal, mas é acompanhar de perto a vida deles, cada passo, cada movimento, cada deslocamento, observando todos os aspectos, rendimentos, contas, imóveis, imobilizados e dividas. Ainda mais, acompanhar a evolução patrimonial do conjugue, descendente e antecedente, pois sabemos que colocar o nome de um imóvel a um terceiro é uma prática comum para burlar o sistema.

II – Nível superior já. É compreensível que para cargos legislativos é necessário e plausível no mínimo um 3º grau completo. Criar leis, fiscalizar o executivo, avaliar contas, administrar aspectos burocráticos, não é tarefa fácil, e não dá para ser feita por alguém que tem instrução mínima.

III – Salários aprovados pelo povo. Já que eles que aprovam o nosso salário, nós que deveríamos avaliar os deles. Claro, iríamos relevar o cumprimento dos preceitos básicos da administração pública, seja a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Seria justo para o justo. Isonomia para os políticos.

            Será que algum político abraçaria essa causa? Difícil.

Caso o impossível acontecesse, com certeza desestimularia muitos candidatos que buscam na administração publica apenas um salário melhor sem nenhum cunho social. A palhaçada é a mesma de sempre, pois até palhaços se candidatam. Pois veja os critérios para vereador.

  • Ser brasileiro.
  • Estar em pleno exercício de seus direitos políticos, portanto, não condenado pela justiça criminalmente.
  • Ser maior de 18 anos.
  • Ter domicilio eleitoral, no prazo de lei (tem sido, no máximo, de um ano). Na circunscrição
  • Ser filiado a algum partido político no prazo legal

 

 

E só. A justiça eleitoral deveria ter é vergonha.

Nós deveríamos ter vergonha em aceitar isso. Duvido que 20% de candidatos saibam ao menos o que é Elaboração da Lei Orgânica do Município, fundamental a legislatura de um vereador.

Nos EUA os vereadores são chamados de Councillor, Conselheiro do municipio. A maioria dos conselheiros não são profissionais a tempo inteiro, embora a maioria dos conselheiros ganhe um subsidio básico.

Não sou candidato, apenas um cidadão. Politicamente, cidadão é o habitante de um Estado livre, com direitos civis e políticos. Fica a frase de Henri Montherlant que evidencia bem o que a política se transormou. “A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros.”