Sócrates e os Socráticos menores...
Por Jhonny Nunes | 12/04/2010 | FilosofiaHELFERICH, Christoph.Historia da Filosofia.trad. Luiz Sérgio Repa ; Maria Estela Cavalheiro; Rodnei do nascimento;in_______ Sócrates e os socráticos menores.São Paulo: Martins Fontes.2006 p.91-107.
A vida de Sócrates e a questão socrática (o problema das fontes)
Sócrates 470-399 a.C não deixou nenhum escrito, o que dificulta o seu estudo. O que sabemos a seu respeito nos vem de Platão, que idealiza o mestre; Xenofonte que o apresenta de forma reduzida; Aristófanes o regulariza em sua comedia; e Aristóteles que não é contemporâneo.
A Descoberta da essência do homem (o homem é a sua psyché)
Contrapondo se aos naturalistas, que queriam saber a realidade ultima das coisas, Sócrates pergunta o que é, ou seja, a essência das coisas chega à resposta de que, a essência do homem é a sua alma, psyché. Que é vista por ele como a razão.
O Novo significado de “virtude” e o novo quadro dos valores
Virtude ou areté e o que torna o ser o que ele é. Sócrates fala que a virtude do homem é cuidar da alma, alma enquanto razão, ciência.
Os paradoxos da ética socrática
O conhecimento é indispensável para que se faça o bem. Ninguém é livre para fazer o mal se o faz e por erro de calculo, por um vicio.
A descoberta socrática do conceito de liberdade
A excelência do psyché é o autodomínio onde a alma deve dominar o corpo, homem livre é aquele que sabe dominar os seus instintos, escravo é o que não o domina.
O novo conceito de felicidade
A Felicidade esta onde a alma predomina, em relação ao corpo.
A revolução da “não-violência”
Não concorda com a violência, e afirma, que se o locutor não conseguir convencer o outro através de seus argumentos, este deve aceitar o que lhe fora imposto. Sócrates assim o faz não conseguindo convencer o júri de que estava com a verdade, foi condenado e não fugiu, o uma violência as leis.
A teologia socrática
O Deus de Sócrates é a inteligência, de modo que o homem é superior os outros animais por ter o poder de dominá-los, também o homem não é fruto do acaso de modo que seu funcionamento é muito complexo.
O daimónion socrático
Sócrates é acusado por Meleto que criar novos daimónion o que não é concebido na mitologia. O daimónion socrático é “uma voz divina” que lhe intervém para seu bem o impossibilitando de fazer coisas que podem lhe prejudicar como a política.
O Método dialético de Sócrates e sua finalidade
Sócrates leva o indivíduo a um “exame de consciência” através da dialética levando o individuo a contradição o que seria a refutação, quando o indivíduo toma consciência que de não sabe, procura saber, maiêutica.
O “não saber” socrático
Sócrates não sabia nada em relação aos deuses, que teriam a sabedoria plena.
A ironia socrática
A ironia de Sócrates faz parte de seu método levando o individuo a cair em si.
A “refutação” e a “maiêutica” socrática
A refutação consiste em levar o interlocutor a tomar consciência de sua própria ignorância, o individuo afirma A, Sócrates afirma B o interlocutor com corda com Sócrates e entra em contradição.
A alma só pode alcançar a verdade se estiver “grávida”. Sócrates não se considera sábio para ensinar o saber aos outros.
Sócrates e a função da lógica
Acreditava se que Sócrates foi o fundador da lógica ocidental, mas na verdade não o fora, embora na maiêutica tenha alguns traços lógicos, não é a lógica propriamente dita.
Conclusões sobre Sócrates
Sócrates deixa algumas falhas em seu pensamento, a maiêutica é fazer nascer o saber, mas só nasce se o individuo estiver grávido, mas quem engravida? Seu deus que era a inteligência, mas o que era esta inteligência?
O Circulo dos socráticos
São chamados socráticos menores por serem discípulos de Sócrates, cada qual funda uma escola e segue em estilo, com exceção de Xenofonte e Èsquines de Esfeto que não se relacionam muito bem com a filosofia.
Antístenes e o prelúdio do Cinismo
Antístenes V e IV a.C fundou a escola cínica, trabalhou mais com temas éticos, liberdade e alto domínio.
Aristipo e a Escola Cirenaica
Aristipo não concorda com alguns pensamentos do mestre, e afirma que o prazer do corpo é o sumo bem, também contrapondo se ao mestre é um abusador do dinheiro e é até chamado de sofista.
Enclides e a Escola de Mégara
Enclides 435-365 a.C concorda com o mestre que o bem é a inteligência que provem dos deuses e afirma que ele ela é uma.
Fédon e a Escola de Èlida
Fédon de Élis, discípulo de Sócrates, que segundo Diógenes de Laércio foi feito prisioneiro na guerra entre Esparta e Atenas. Em 399 a.C. fazia parte do círculo restrito de Sócrates. Fundou uma escola socrática na sua cidade e terá escrito dois diálogos.
Conclusões sobre os socráticos menores
São assim chamados por não terem desenvolvido o pensamento assim como Sócrates e Platão. Pode se ver que alguns se contrapõe ao mestre, sempre tende se a superar o mestre não é o caso dos Socráticos menores.