SOCIALIZAÇÃO COM A FAMÍLIA: Cuiabania no Ceic Risoleta Neves

Por Benamares Lemos de Magalhães | 17/01/2024 | Educação

SOCIALIZAÇÃO COM A FAMÍLIA:  Cuiabania no Ceic Risoleta Neves

 

Autora: Salete Paloski[1]

Orientadora responsável: Benamares Lemos de Magalhães[2]

 

Resumo

Este artigo referente a Família onde integramos o falar Cuiabano o qual realizado  na Unidade Ceic Risoleta Neves foram desenvolvidos pelos readaptados de função que  tem como proposta a participação dos pais cada vez mais na unidade escolar, no dia a dia como parceiro do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.  A temática  trabalhada neste artigo é a cultura cuiabana com finalidade de envolvimento da comunidade escolar no cotidiano da escola/creche a partir de aspectos da  cultura local. Tendo como objetivos promover e fomentar a cultura e a história de Cuiabá e sua diversidade, envolver toda a comunidade escolar no processo educativo da criança trazendo elementos que formam a identidade do povo cuiabano para que se possa cada vez mais valorizar e respeitar a diversidade cultural.

 

Palavra-Chave: Educação Infantil. Cultura. Família

 

Abstract

This article referring to the Family where we integrate the Cuiabano speech, which was carried out at the Ceic Risoleta Neves Unit, was developed by those readapted to a role that proposes the participation of parents increasingly in the school unit, on a daily basis as partners in the development process and child's learning. The theme discussed in this article is Cuiabana culture with the aim of involving the school community in the daily life of the school/daycare center based on aspects of local culture. With the objectives of promoting and fostering the culture and history of Cuiabá and its diversity, involving the entire school community in the child's educational process, bringing elements that form the identity of the people of Cuiabá so that cultural diversity can increasingly be valued and respected.

 

Keyword: Child education. Culture. Family

 

Introdução

Com embasamento na Lei das Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB, lei 9394/96-art. 29) e também no Livro Escola Cuiabana construído pela SME – Secretaria Municipal de Educação ao qual tendo todo corpo docente da secretaria para elaboração e construção do documento para ser referência no município de Cuiabá, onde afirma que a educação básica é onde a criança passa a construir a sua formação através do lúdico, e segundo o livro Escola Cuiabana ( 2019, p 99) diz:

 

Na Educação Infantil, o termo refere-se às práticas sociais das quais as crianças participam, que são mediatizadas pelas diferentes formas de linguagem: cotação de histórias, dramatizações, produções coletivas, valorização das garatujas, etc.

 

Sabendo da importância de enriquecer as experiências cotidianas da criança  e estabelecer o vínculo família e escola o CEIC Risoleta Neves desenvolve ações buscando parceria entre a família e a escola, fundamental para o processo educacional.Conforme preconizam os documentos para a Educação Infantil,  a família e a escola são fundamentais no processo educacional da criança sendo que nos espaços educacionais ela vivência e experimenta  situações a partir de uma proposta pedagógica, comprometida com sua formação integral.

Este artigo foi desenvolvido pelos readaptados de função do período matutino com apoio dos Gestores e participação de todos os educadores do período matutino e vespertino  -Técnicos em Desenvolvimento Infantil, Técnicos  em Nutrição Escolar e Técnicos em Manutenção e Infraestrutura. Sendo realizado no espaço da unidade CEIC Risoleta Neves onde os pais/ responsáveis  participaram de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) com seus filhos/criança.

Nos espaços da Educação Infantil, a criança deve se apropriar-se de várias experiências que promovam o seu desenvolvimento integral, que possibilitem vivencias éticas e estéticas, que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações culturais e sociais, entre outras. Ciente disso é que propomos que este artigo vem valorizar a cultura cuiabana através de suas manifestações artísticas/culturais e ao  mesmo tempo  fortalecer a família na escola valorizando e respeitando sua identidade e manifestações cultural. A Política Educacional Cuiabana contempla uma proposta Multicultural e inclusiva de Formação Humana dessa forma, o Currículo Cuiabano é ancorado em valores da diversidade de suas comunidades compostas por várias etnias, crenças, tradições, etc.(SME, 2021).

A Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica, conforme preceitua LDB- Lei 9394/96, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físicos, afetivos,intelectual, lingüístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.Tem também a finalidade de propiciar a experiência da vida em comunidade, valorizar a aprendizagem da criança por meio de atividades lúdicas que envolvam experiências com jogos e brincadeiras.

Neste mesmo sentido a Base Nacional Comum Curricular (2017)traz as interações e brincadeiras como eixos centrais que contribuem para o desenvolvimento integral da criança, as quais devem permear todas as ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar, ou seja, são integrantes do Currículo da Educação Infantil.Sabendo dessa importância, o planejamento pedagógico do CEIC Risoleta Neves contempla os dois eixos centrais de forma a garantir os direitos de aprendizagens (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) e efetivá-los na prática cotidiana do trabalho desenvolvido com as crianças bem pequenas; promovendo a interação entre as crianças e seus pares, o educador e a família, pois a criança é um ser cultural e social.

A criança na Política Educacional do município de Cuiabá denominada Escola Cuiabana é o centro do planejamento, sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas, com adultos e crianças de diferentes idades, nos grupos e contextos culturais nos quais se insere (SME,2021).

A família é a primeira responsável por constituir para a criança um contexto de educação e cuidados; a escola complementa a ação da família a partir de sua proposta pedagógica.Segundo as DCNEI (2010) a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito, a valorização de suas formas de organização de suas diferentes culturas tem importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

 

Considerações finais

 

Dessa forma, o CEIC Risoleta Neves com o objetivo de enriquecer as experiências cotidianas da criança e estabelecer o vínculo família e escola desenvolve ações buscando essa parceria para um trabalho colaborativo, fundamental para o processo educacional da criança. As Ações envolvendo família e escola estão consubstanciadas no Projeto Político Pedagógico da unidade.

Portanto,o presente o artigo Socialização com a família tem como objetivo geral o fortalecimento do vínculo família-escola e como objetivos específicos enriquecer as experiências cotidianas das crianças, ampliar suas possibilidades de se expressar, conviver e brincar,  proporcionar o acolhimento, a interação entre todos os envolvidos.

 

Referências

 

AROEIRA, Maria Luisa Campos. Projetos para a educação infantil. Belo Horizonte: Dimensão, 2004.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ENSINO, D. G. (2019). ESCOLA CUIABANA. CUIABÁ: PRINT GRÁFICA E EDITORA.

MATRIZ CURRICULAR- Diretoria Geral de Gestão Educacional/Diretoria de Ensino/ Coordenadoria de Gestão e Legislação- SME/CUIABÁ 2019.

 

 

 

[1]  Graduação em Letras, Graduação em Pedagogia; Especialista em  Educação Especial; email: salatepaloski579@gmail.com

 

[2] Graduação licenciatura em Geografia. Especialista em docência em Educação Especial; email:benamaresd@gmail.com

Artigo completo: