Sobre a declaração do físico Stephen Hawking e sobre como...

Por Daniel Klain | 11/05/2017 | Sociedade

Sobre a declaração do físico Stephen Hawking e sobre como reverter a atual situação ambiental na qual o planeta se encontra


Olá, pessoal. Hoje, estou aqui para falar sobre a declaração do físico Stephen Hawking, renomado e famoso físico.
Não sei se vocês viram, mas Stephen Hawking, na última semana, fez a seguinte declaração: "Caso os humanos queiram sobreviver como espécie, é melhor 'fazerem as malas' e irem embora da Terra daqui a, no máximo, cem anos." Pois é. Parece que, segundo ele, só temos mais cem anos de existência. E não só nós: todas as outras milhões de espécies que compartilham conosco este maravilhoso habitat esférico, mas que estão sendo subjugados por nós como escravos insignificantes. Bom, analisando o comentário do físico, apesar de respeitá-lo muito, devo discordar veemente de algumas de suas declarações, mas não todas. Segundo ele, devido ao alto crescimento vegetativo ( a razão dentre a taxa de natalidade e a de mortalidade), a Terra não terá recursos suficientes para alimentar tantas bocas. Este argumento está certo, em parte. Constata-se atualmente, conforme o desenvolvimento social em alguns países avança, que a população, em algumas partes do globo, vem apresentando uma tendência ao decrescimento. Isso se deve à maior autonomia das mulheres, que conquistaram sua independência a menos de um século. Porém, há os países de terceiro mundo, a saber, os países africanos, alguns da Ásia, entre outros da Oceania. Há, inclusive, os países potência, que são, destacadamente, a China e Índia, que há muito tempo vêm apresentando um crescimento vegetativo significativo. Contudo, diferentemente da Índia, a China adotou, sabiamente, a política do filho único, que fez com que a taxa de natalidade tivesse uma alta e e evidente redução. Claro, essa medida do governo chinês vem levantando muitas questões éticas, devido ao elevado número de abortos forçados que vem ocorrendo no país. Com efeito, há uma enorme discussão devido essa medida. Inversamente, a Índia continua demonstrando um crescimento populacional significativo e não vem fazendo nada para contê-lo. Como resultado disso, verificam-se previsões catastróficas de super-população no país. Isso se deve muito ao fato de a religião predominar politicamente no país, pois, se não me engano, a grande maioria delas ( incluindo aí cristianismo e islamismo) defende a ideia da perpetuação, ou seja, todas elas pregam que é um dos nossos deveres espirituais deixar descendentes para a Terra. Isso evidencia-se através do fato de que a maioria dos "países ateus", por assim dizer, sem crença tradicional ou obrigatória, demonstra, em sua maior parte, ou um decrescimento populacional, ou um crescimento vegetativo baixíssimo, que futuramente tende a se estabilizar e por fim declinar. Sendo assim, é impossível de se retirar o mérito das religiões nesta questão.
Agora, partindo às questões levantadas por Hawking, estou muito decepcionado com as suas conclusões. Na verdade, grande parte do que ele disse em parte está certo, porém sua conclusão dos fatos é o que me desagradou. Como falei no começo do texto, ele declarou aos Homo sapiens que, se quiserem sobreviver, têm de dar um fora deste planeta, que ele mesmo devastou. Para mim, constato há muito tempo que os Homo sapiens se assemelham a filhos rebeldes, os quais revoltam-se contra a sua mãe ou a explora sem dó. Estamos estragando, acabando com quem nos deu à luz, a Vida, a Terra, e afirmo que não teremos um lugar que nos acolherá melhor do que ela. Planetas potencialmente habitáveis estão a milhares de anos-luz, e se nos mudássemos para um planeta como esse, não seríamos diferente de um filho(a) que abandona sua mãe num asilo. Só que há de se destacar: a Terra não está se deteriorando de velhice, como acontece com nós, humanos; ela está se deteriorando porque nós estamos provocando isso. Assim como um vírus invade um organismo e o deteriora por dentro, destruindo suas células, os humanos, sem dó nem piedade de seus parentes, os animais, vegetais e todo o tipo de seres vivos, está tornando a Terra o segundo Vênus do sistema solar.
Portanto, é justificável e compreensível a afirmação de Hawking, no entanto sua falta de compaixão pelo seu lar, pelo local que lhe deu a vida, me irrita profundamente. A Terra não é descartável como ele pensa. Ela é fruto de raríssimo e belíssimo acaso, resultado de eventos astrofísicos, químicos e biológicos. Portanto, sua conclusão dos fatos deveria ser a seguinte: "Dentro de cem anos, a vida no planeta pode se tornar inviável." Levando isso em consideração, por que não paramos de ser egoístas e vamos começar a pensar no futuro, a longo prazo. Na realidade, os efeitos da deterioração da vida na Terra já são visíveis em 2017, e dentre mais alguns poucos anos se tornarão ainda mais evidentes. Sendo assim, que tal nos conscientizarmos, ao invés de agirmos como filhos rebeldes que abandonam a responsável pela sua existência? Por que não fazemos isso? Conheço algumas razões dos porquês. Uma é a seguinte: nem todo mundo conhece o valor das outras espécies; pensam que o mundo é do Homo sapiens, sendo que não. Este só é um autoritário que impôs seus interesses em detrimento dos outros seres vivos. Nós os transformamos em mercadoria. O sapiens transformou a vida em mercadoria. A revolução industrial e a agricultura foram os maiores erros de nossa história, pois, por meio destas, transformamos a vida animal, vegetal e microbiana em uma mera indústria de comércio. Tenho certeza que até mesmo uma pessoa subnutrida africana é mais feliz do que uma vaca que só serve para o consumo humano. Ela vai nascer, sofrer e morrer. Tenho certeza que nenhum de nós gostaria de ter o mesmo destino e o mesmo processo. Sendo assim, tenhamos mais sabedoria, não exatamente compaixão, pois não quero que esse assunto ligue-se a divindades imaginárias. O que me faz entender a importância dos animais é minha sabedoria com relação a eles, que adquiri através da biologia, e não uma compaixão que já nasceu comigo. Se dependesse só dos meus instintos humanos egoístas, não ligaria para qualquer assunto relacionado ao ambientalismo. Por isso, pessoal, se quiserem amenizar ou até mesmo eliminar os instintos citados de vocês, basta estudar biologia, que é transformador! 
Ao estudá-la, você não vai se preocupar com as questões ambientais porque isso lhe convém, como muitos devem fazer; você vai se preocupar com elas porque não desejará que toda essa beleza e complexidade biológica se vá por imprudência e egoísmo de uma única espécie da classe primatas. Todo mundo deveria ter um pouco de biólogo dentro de si!
Concluindo a questão e também o assunto, Stephen deveria nos aconselhar a pararmos e interrompermos de vez com a exploração dos recursos do planeta em larga escala; deveria dizer que o liberalismo econômico, além de promover a desigualdade entre as sociedades, promoverá o colapso do planeta e, possivelmente, de todas as espécies juntas! É isso que deveria ser dito. O que faltou a Stephen Hawking foi parar de olhar um pouco pra cima e começar a olhar um pouco mais para a Terra, o lugar que permite que todos nós estejamos vivos agora. Faltou-lhe olhar para as pessoas subnutridas em muitos países, pois tenho certeza que ele não incluiu nos seus planos de viagem interestelar as pessoas mais abastadas e prejudicadas pelo sistema atual. O que estou falando aqui não é um discurso anti-capitalista, muito menos socialista; o que quero dizer é que o capitalismo totalmente liberal e radical promove os problemas ambientais que constatamos agora, assim como o socialismo. Para recuperar o planeta e a natureza, não é necessário uma mudança de ideologia e de tipo de mercado, e sim uma conscientização global sobre o que vem ocorrendo e sobre como reverter isso. E, como já disse, um dos caminhos para conscientizar pessoas é disseminar a biologia!
Pessoas como as apoiadoras de Trump precisam conhecer a biologia e o mundo real, não condicionado a confortos, materializado, deformado e sem beleza, resultado da urbanização e da agricultura e pecuária.
Eu poderia prolongar o assunto muito mais e citar os principais fatores que estão levando ao colapso do planeta Terra -- Agricultura, Pecuária, excessivo consumo material, políticas nacionalistas, algumas religiões, que acreditam que tudo o que existe é para o desfruto e proveito humano --, mas prefiro terminá-lo por aqui para não escrever uma Bíblia. Por fim, peço-vos que não pensem como Hawking: "Devemos nos mandar da Terra para não irmos junto com ela". Acredito que, se fizéssemos isso e achássemos um planeta semelhante ao nosso, este teria o mesmo destino que o da Terra, caso não mudássemos os nossos comportamentos.
Agora sim, por fim, a atual situação ambiental do planeta é reversível e passível de melhorar! O que falta é a conscientização através da divulgação, do estudo e das experiências empíricas com a própria natureza, para que todos entendam que a Terra não é concreto e o valor desta maravilhosa esfera azul e verde.