Sobras de pão: saiba como você pode reaproveitar
Por ruan felipe | 29/08/2012 | TutoriaisEconomizar é sempre importante em qualquer estabelecimento. E quando o assunto são empresas de alimentos, então, nem se fala. Atualmente, a sustentabilidade é uma questão em voga e usar a criatividade para que muitos ingredientes não tenham como destino o lixo é uma iniciativa social e responsável. As sobras de pão, por exemplo, podem render outros produtos para a comercialização. Já pensou em quanto você, proprietário, pode estar perdendo em não reaproveitar este produto?
As sobras de pão podem ser reaproveitadas tanto por padarias quanto em nossa própria casa. E é muito fácil criar produtos ótimos e diferentes, além das tradicionais torradinhas que fazem sucesso em todos os cafés da manhã.
Você sabia que você pode criar um tipo de farinha de rosca com as sobras de pão? E a receita é muito simples: torra-se as sobras de pão e, logo após, tritura-se em um liquidificador ou um triturador tradicional. O resultado fica incrível, não deixando a desejar em comparação com os produtos industrializados. Com a farinha de rosca pronta, ela pode ser usada para fazer empanados e a tradicional carne ou peixe à milanesa.
Porém, as qualidades das sobras de pão no acabam por aí. Este item também pode ser usado como aperitivo de domingo. Quando se reúne amigos em uma roda de churrasco, sempre surgem aquelas entradas e aperitivos clichês. Aquele pão velho que
poderia ir para o lixo acaba se transformando em um delicioso aperitivo colocado no forno com diversos tipos de especiarias.
As sobras de pão também podem ser usadas na confeitaria. Quem não conhece o Pudim de Pão? Ele é elaborado de diversas formas em diferentes regiões do Brasil e seu ingrediente principal é aquele pão amanhecido. Superfácil de fazer e preparado da mesma forma que o pudim convencional, inclusive com o caramelo. Se bem preparadas em um legítimo forno para padaria as receitas com sobras de pão podem render lucros no estabelecimento e o melhor: o que poderia ir para o lixo é reaproveitado de uma forma muito criativa. Mas atenção: ao perceber que o pão está muito tempo
guardado, não o utilize. O bolor pode prejudicar a saúde e causar alguns problemas estomacais, fora a alteração no sabor que se torna bem perceptível.