SniuBook: Base de Experiência Universitária por meio de Rede Mobile de Integração Social

Por Gabriel George Gonçalves | 13/12/2016 | Tecnologia

 

RESUMO

Após o advento da internet a tecnologia avança assustadoramente, tornando-se uma revolução digital e o mundo experimenta uma explosão de conexões que favorecem e facilitam a vida do homem. É possível perceber um notável aumento na utilização de dispositivos móveis, que fazem uso da tecnologia de comunicação sem fio, em especial dos telefones celulares. Tais aparelhos apesar do poder computacional limitado, a cada momento possuem uma nova forma, tamanho, aumento na capacidade de processamento, além de novos aplicativos agregados. À medida que a demanda por funcionalidades aumenta, as empresas de telefonia celular passam a inovar tais tecnologias, despertando cada vez mais o desejo dos consumidores em adquiri-las. Devido a esse crescente mercado, surgiu a motivação de desenvolver o aplicativo mobile SniuBook, que tem como objetivo interligar estudantes de uma instituição de ensino (Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH), com o intuito de trocar informações e estreitar relacionamentos, afim de que calouros e veteranos possam obter conhecimento, fazendo com que todos possuam a ciência necessária do curso escolhido, e que também seja possível diminuir o percentual de desistência em determinados cursos de graduação.

1 Introdução

A universidade é um período de imenso aprendizado formal ou informal, sejam nas matérias que compõem a grade curricular, sejam nos contatos, amizades, dicas e experiências que os estudantes adquirem ao longo do período do curso escolhido.

A informação e o conhecimento estão em todas as esferas e áreas, são considerados essenciais tanto do ponto de vista acadêmico quanto profissional e, quando transformados pelas ações dos indivíduos, tornam-se competências valorizadas, gerando benefícios sociais e econômicos que estimulam o desenvolvimento e são, ainda, recursos fundamentais para formação e manutenção das redes sociais (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA, 2005, p.93).

 

Ao sair da faculdade, o formando acumula uma gama de conhecimentos que, de um modo geral, lhes ficam restritos, sendo registrados apenas formalmente os fins alcançados. O intercâmbio de informações entre formando e calouro acerca dos meios utilizados, para alcançar o êxito nos desafios do decorrer do curso, resultariam numa melhor familiarização por parte dos calouros com conteúdo futuro, proporcionando confiança e habilidade para que os mesmos absorvam ao máximo os recursos que um período de graduação oferece.

Com as atuais tecnologias e seus aparelhos mais poderosos, que fazem uso de redes de conexão cada vez mais velozes, surge a necessidade de um ambiente informal de transferência de conhecimentos em um ambiente estudantil. Através da necessidade deste ambiente, obtêm-se a ideia de criar uma aplicação de integração social por meio de redes mobiles.

As redes sociais são consideradas estratégias utilizadas pela sociedade para compartilhar informações e conhecimentos, mediante as relações entre os atores que as integram (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA, 2005, p.93).

Atualmente, nas principais redes sociais é possível encontrar diversos pontos de informações referentes as diversas graduações existentes, mas estes pontos ainda são falhos ao se tentar obter informações mais específicas. A Rede Mobile de Integração Social tem o intuito de suprir esta falta no que se refere ao Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH.

Considerando a importância do mundo digital atualmente, questiona-se, se na prática, os estudantes conseguem realmente ter o conhecimento necessário para prosseguir em um curso de graduação que atenda suas expectativas?

O projeto “Base de experiência Universitária” tem o objetivo de interligar estudantes de uma instituição de ensino (Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH), com o intuito de trocar informações e estreitar relacionamentos, afim de que calouros e veteranos possam obter conhecimento, fazendo com que todos possuam a ciência necessária do curso escolhido, e que também permita diminuir o percentual de desistência em determinados cursos de graduação. Este projeto também incluirá a obtenção de conhecimento em desenvolvimento mobile e a execução e conclusão do Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG).

Este artigo se organiza em 8 seções:

  1. Introdução: Início do trabalho, com as informações gerais sobre o projeto e o conteúdo deste artigo.
  2. Trabalhos Relacionados: Sites, aplicativos ou projetos que se assemelham ao SniuBook, com suas devidas informações, semelhanças e diferenças com este projeto.
  3. Metodologia: Descrição detalhada do projeto, com informações sobre o que foi utilizado na sua construção.
  4. Modelagem e Implementação do Aplicativo: Detalhes sobre o desenvolvimento do aplicativo.
  5. Interdisciplinaridade: Relata onde cada disciplina cursada contribuiu para o desenvolvimento do aplicativo.                 
  6. Resultados Experimentais: Relata os resultados obtidos.
  7. Conclusão: Resultados finais obtidos, funcionamento do projeto depois de finalizado, futuras implementações e as últimas considerações.
  8. Agradecimentos: Agradecimentos as pessoas que ajudaram no desenvolvimento do projeto.
  9. Referências: Fontes utilizadas na construção do projeto.

2 Trabalhos Relacionados

Redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e algumas delas se assemelham ao SniuBook em alguns aspectos.

A rede social “Passei Direto” iniciou seu funcionamento com um site que hoje já conta com mais de 2 milhões de usuários e também investiu na criação de um aplicativo mobile disponível nas principais plataformas atuais, Android e IOS (FRAMINGHAM, Mass. 2015). A descrição disponível no site deixa claro a necessidade que o site busca atender:

O Passei Direto é uma rede social para estudos que tem como missão conectar estudantes e os seus conhecimentos. O site foi criado em 2012, por André Simões e Rodrigo Salvador. Os dois estudavam na PUC-Rio e se conheceram graças ao seu objetivo em comum: desenvolver uma nova forma de estudar. Assim nasceu o Passei Direto!

No Passei Direto o estudante organiza a sua grade de disciplinas, conhece estudantes de todo o país, tira dúvidas, encontra materiais de estudo e recebe convites para oportunidades em grandes empresas do Brasil. Além dos estudos, cuidamos também da sua carreira. ;) (Passei Direto - Sobre, 2015) 

Com aspectos parecidos ao SniuBook, o iSA é um aplicativo criado por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e “tem a intenção de permitir que o usuário encontre facilmente os locais de xerox, as bibliotecas, a localização dos banheiros, além de informar o cardápio diário do Restaurante Universitário e permitir a troca de mensagens instantâneas entre os usuários”, conforme citado em uma reportagem feita para o jornal Tribuna do Ceará (Tribuna do Ceará, 2014).

Diferentemente do iSA, o SniuBook busca uma interação muito maior que apenas facilidades com localização e informações, criando chats para os alunos interagirem e trocarem informações a respeito de tudo no ambiente acadêmico.

Outro aplicativo com características semelhantes ao SniuBook é o Uversity, um aplicativo personalizável da empresa Targetx disponível nos Estados Unidos que cria, ao ser contratado, um aplicativo exclusivo para a universidade que conecta os alunos em uma rede social no estilo Facebook e ainda tem opções para envio de comunicados e, segundo informações do site oficial, impacta positivamente nas interações entre os alunos e nas trocas de informações.

Diferente do Uversity, o SniuBook procura ser uma rede social exclusiva para o UNI-BH e é gratuito para todos os alunos.  

3 Metodologia

Com a percepção da falta de um aplicativo de interação direta entre alunos do Centro Universitário UNI-BH, a aplicação SniuBook foi criada para criar uma conexão entre alunos, ex-alunos e pré-alunos, com o intuito de gerar maior conhecimento e agregar a bagagem intelectual dos usuários do aplicativo. A partir da idealização do aplicativo, as ideias iniciais para sua construção surgiram e, após diversas pesquisas foram definidas as melhores ferramentas que seriam utilizadas para a construção do mesmo, sendo elas:

  • IDE Eclipse Mars, que é uma ferramenta que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma, como por exemplo o mobile.
  • Pacote Android SDK, a sigla SDK significa Software Development Kit (Kit de Desenvolvimento de Software), este pacote permite a elaboração de aplicativos para rodarem em uma plataforma específica, no caso utilizado no SniuBook a plataforma android.
  • Java, uma linguagem de programação orientada a objetos de alto nível, o J2ME que é uma extensão para versões mobile, que possibilita a criação de aplicativos para dispositivos móveis.
  • Para armazenar os dados inseridos no aplicativo foi utilizado o banco SQLite, que é uma biblioteca em linguagem C que implementa um banco de dados SQL embutido, a vantagem desta biblioteca é que pode ter acessado a banco de dados SQL sem executar um processo SGBD separado.

Após as ferramentas definidas e o resultado das pesquisas sobre as tecnologias ter sido finalizado, um escopo geral do projeto foi criado para dar início a elaboração do pré-projeto.

A construção do pré-projeto foi realizada buscando unir informações acerca dos objetivos que o SniuBook atenderia, como também as justificativas para sua construção e as referências que seriam utilizadas no trabalho. O cronograma também foi definido durante a criação do pré-projeto.

[...]

Artigo completo: