Skype, substituto ao MSN

Por Everson Santos | 06/02/2013 | Tecnologia

Skype é um programa gratuito disponível para as mais diversas plataformas que permite aos usuários fazerem chamadas de voz semelhantes à ligações telefônicas usando o sinal da internet. Esse serviço logo se tornou vastamente popular pelo fato que as chamadas entre os programas são totalmente gratuitas. Com o tempo foi adicionada a possibilizade para comprar créditos para se fazer ligações para telefones com preços muito abaixo dos praticados pelas operadoras de telefonia.

Outra vantagem do uso do aplicativo é a integração com o mensageiro instantâneo MSN, graças a compra do Skype por 8 bilhões de dólares ano passado. No segundo semestre doano começaram a surgir rumores de que a gigante Microsoft abandonaria um dos seus serviços mais populares, o MSN Messenger. Os rumores continuaram até que em novembro a Gigante oficializou o anuncio que descontinuaria o seu programa para dar lugar ao Skype.

Ambos os programas atualmente usam a conta do usuário na Microsoft  para fazer login, ou seja, a mesma conta que o usuário suava para entrar no Messenger é a usada para se entrar no Skype. Além dos serviços de mensagens instantâneas, o Skype proporciona a possibilidade de mandar as mensagens instantâneas do MSN. A partir de Março de 2013, o MSN não estará mais disponível por parte da Microsoft, que recomenda que todos os seus usuários façam o download da App do Skype.

Para se usar o Skype como mensageiro instantâneo – ou seja, para usar ele como substituto do MSN – o usuário não precisa de nenhum recurso específico no computador, porém para se fazerem ligações e chamadas por VOIP (voz sobre IP) é necessário que o usuário tenha no mínimo um microfone. Usuários que possuam Webcam podem fazer videoconferência, pois o programa também permite o envio de vídeo em tempo real, sendo possível conversar com outra pessoa como no antigo MSN com webcam conectada.