Site de SEO para verificar otimização interna
Por Paulo Augusto Sebin | 17/06/2013 | TecnologiaUm dos grandes desafios para quem trabalha ou se interessa em marketing digital é saber de algum site de SEO capaz de trazer dados exclusivos e únicos para seus projetos.
Desde 2009, os conceitos de otimização de sites para mecanismos de pesquisas ganhou força graças a eventos sobre marketing digital que trouxeram dos Estados Unidos os ideais e metodologias de mercado em SEO, conhecido como Search Engine Optimization.
Há diversos livros, artigos e reportagens que ensinam técnicas de otimização. O jornalista Paulo Sebin chegou a produzir conteúdo explicando o que é SEO em seu blog Google SEO de forma básica e o mais simples possível. Também há empresas de marketing digital que oferecem esclarecimentos sobre o assunto, como a K2 Comunicação - Empresa de Marketing Digital (nacional) e SEO Moz (internacional). Mas poucos falam sobre um site de SEO capaz de simular a visita de um robô de busca. Conheça o Brown SEO. Essa é uma ferramenta americana.
Qual seu princípio?
Os robôs de busca não fazem a leitura de propriedades em CSS, flashs e Java, por exemplo. A ferramenta possibilita verificar como seria o comportamento do Google em página nova que acabou de colocar no ar. Assim, o usuário consegue ter uma noção se a página está devidamente otimizada e se os robôs de pesquisa vão ler todo o conteúdo contido nela. Esse é um passo importante para a otimização, evitando problemas futuros.
Como usar esse Site de SEO?
Simples. Basta inserir a URL corretamente no campo exigido. A ferramenta fará a leitura como se fosse um mecanismo de pesquisa louco para indexar uma nova página. O resultado é demonstrado na tela. Ele exibe meta tags, tags head, atributos ALT das imagens, código responsivo do HTTP e o mais importante o conteúdo lido.
É altamente recomendável estudar essa ferramenta online, testar a ferramenta e verificar seus resultados. Qualquer empresa que tenha equipe qualificada em marketing digital deve usufruir dessa ferramenta, que por enquanto, é gratuita.