Sistematização da Tecnologia Social

Por Glauber de Almeida Santos | 15/01/2011 | Adm


Tecnologia para armazenamento de túberas de inhame.
A produção e comercialização da cultura do inhame é uma alternativa econômica para os agricultores familiares situados no município de Cruz das Almas, o qual possui uma população em torno de 57.098 mil habitantes segundo dados do (IBGE 2009) com a distância de 157 quilômetros de Salvador, para realização desse estudo observou-se apenas a comunidade da Sapucaia.
Ao longo dos anos a comunidade em questão vinha sofrendo transtornos por não terem uma alternativa que pudesse viabilizar uma solução para atender os problemas envolvendo a má conservação das túberas de inhame, pois quando ainda não existia a tecnologia, as túberas germinavam e estragavam rapidamente, tais fatores contribuíram para o desenvolvimento de uma tecnologia.
Através da utilização de alternativas de manejo e conservação das túberas aumentou-se o tempo de vida útil das de 2 (dois) para 4 (quatro) meses o que resulta na redução das perdas. A realização da tecnologia se realiza observando o seguinte aspecto, primeiramente, na escolha do local seguiu-se alguns critérios, como:
 Fácil acesso;
 Arejado, de preferências com árvores em volta para facilitar a ventilação;
 Área limpa, sem galhos, folhagens e/ou vegetação.
Em volta das túberas é posto uma camada de areia em torno de 40 cm de altura a cima do solo, depois é implantada dois pilares de madeira de 2,10m de altura a uma distância em linha reta de 4m e em cima desse pilares é colocada uma viga para cobrir com uma lona incolor com sombrite por cima, a lona protegerá as túberas da chuva e o sombrite servirá para proteger do sol, as túberas ficam sobre a areia.
A comunidade teve total contribuição para a construção da tecnologia, pois a idéia partiu dos próprios moradores, que viram na técnica uma alternativa consistente para suprir suas necessidades com o manejo do inhame. Os atores responsáveis para a produção do conhecimento que gerou a tecnologia, que ao longo do tempo com o acumulo de experiência, puderam formular técnicas que viessem a contribuir de forma efetiva para que os pequenos agricultores familiares mantivessem a cultura. A tecnologia social consistiu na valorização dos saberes locais com as trocas de conhecimentos que foram adquiridos com o passar do tempo, tornando um processo participativo, onde houve interação dos atores envolvidos o desenvolvimento da tecnologia.
Para o Instituto de Tecnologia Social (ITS). Tecnologia Social é o "Conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições devida".
De acordo a Rede de Tecnologia Social (RTS). "Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social".
Seguindo os conceitos, a tecnologia aqui explicitada se enquadra em tais conceitos, devido aos princípios da tecnologia social que por sua vez são apresentadas na tecnologia vigente, como a utilização de técnicas desenvolvidas e aplicadas na interação com a comunidade e sendo apropriadas pela mesma, havendo aprendizagem, participação dos moradores da comunidade, onde os envolvidos compreendem os paços para a construção da tecnologia, considerando que os atores envolvidos são capazes, e que podem aprender e desenvolver os seus conhecimentos, considerando que todo individuo produz conhecimento e aprende a parti da interação, das trocas de experiências.
A tecnologia produzida pela comunidade da Sapucaia é uma tecnologia social, desenvolvida pelos próprios moradores, envolvendo os produtores de inhame da localidade, que viram a necessidade de implantar algo que pudesse contribuir com as formas de armazenamento e conservação das túberas de inhame, para tornar sustentável por mais tempo de forma ecológica, sem agredir o meio ambiente, com a utilização de recursos agroecológicos, se dando o processo de forma participativa, pode contemplar a comunidade com a criação da tecnologia social.



Referências:
RTS. Rede de Tecnologia Social. Conceito. Disponível em: http://www.rts.org.br/rts/tecnologia-social. Acesso em 29 de novembro de 2010.

BRASIL. Instituto de Tecnologia Social (ITS), 2009. Disponível em: http://www.itsbrasil.org.br/conceito-de-tecnologia-social Acesso em 29 de novembro de 2010.


















Anexos

Fig. 01: Forma alternativa de armazenamento (Tecnologia Social) utilizada pelos agricultores familiares na comunidade da Sapucaia.


Fig. 02: Inhames germinando em perfeito estado após o armazenamento