SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - REQUISITOS

Por BERTONY PESSOA CAVALCANTE DA SILVA | 17/10/2016 | Adm

 1 - INTRODUÇÃO

Em meio ao mercado atual e as tendências futuras é de extrema importância a empresa se tornar competitiva para que possa sobreviver. Ser competitiva é atender aos requisitos de mercado, clientes, fatores competitivos, requisitos internos e objetivos estratégicos. Na gestão empresarial moderna é preciso ir muito além do gerenciamento com um objetivo específico, ou seja, é preciso gerenciar negócio da empresa, envolvendo fatores, influencias, recursos e variáveis externas e internas ( MULLER, 2003 ).
Para que tantas variáveis que influenciam no futuro de uma empresa sejam gerenciadas no decorre do tempo de forma que a empresa chegue a um objetivo de forma mais hábil é preciso planejar, ou melhor, ter um planejamento estratégico. Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos ( ALMEIDA; FICHMANN, 1993 apud JUNIOR, 2005 ).
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto às organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado. Esse modelo é chamado =Era da informação', a qual é necessário ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisões ( BAZZOTTI; GARCIA, 2015 ).
O presente trabalho avalia a importância do Sistema de Informação na gestão do Planejamento Estratégico, assim como os requisitos que se deve atender para o efetivo funcionamento do Sistema de Informação.
4 2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento Estratégico é um processo gerencial que examina as questões principais da organização, considerando a analise do ambiente externo e interno, determinando um rumo amplo e generalizado para a organização. De forma geral, o planejamento estratégico possui um horizonte de tempo longo e sua elaboração é responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, embora a participação de outros níveis seja fundamental para que o plano de torne condizente com a realidade da organização e, ainda, para que este envolvimento das pessoas diminua a resistência à sua implantação ( JUNIOR, 2005 ).
O planejamento estratégico não garante o sucesso da empresa. Para ANSOFF et al., 1981 apud MULLER, 2003 ) um plano não implantando é só um plano, ou ainda, planejamento sem ação é só ilusão. Porém, tanto para elaboração, quanto para execução, o planejamento estratégico depende das informações que empresa pode ter em mãos, sobre o mercado, clientes, concorrentes e outros. Para OLIVEIRA (1992) apud BAZZOTTI e GARCIA ( 2015 ), a informação auxilia no processo decisório, pois quando devidamente estruturada é de crucial importância para a empresa, associa os diversos subsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos.
Podemos definir planejamento como o conjunto de ações integradas, situadas no tempo e no espaço, orientadas para a solução de problemas (existentes ou antecipados) ou implementação de mudanças através do apropriado emprego dos recursos. Não é nem inspiração nem projeção, muito menos "achologia". O planejamento é um processo articulado que envolve a definição de objetivos e o equacionamento dos meios que permitam atingí-los.
Requer, portanto, previsões confiáveis , fundadas em adequado diagnóstico da realidade atual, da evolução histórica dos fenômenos e das tendências existentes ( informações ) , além do envolvimento dos escalões superiores que garantirão implementabilidade às decisões e legitimação pelo ambiente ( SANCHES, 2015 ).
5 Observa-se a grande eficiência quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, auxiliando todos os departamentos da organização a seguirem o Planejamento Estratégico estabelecido ( ADMINISTRADORES, 2012 ).
Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização de um bom sistema de informações. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas. O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação. Para compreender o conceito de sistema de informação é necessário compreender o que é sistema, dados, informação e conhecimento, os quais serão descritos a seguir.

[...]

Artigo completo: