Sistema de Controle e Relacionamento de Animais de Estimação

Por Luiz Euzébio Dos Santos Neto | 07/06/2017 | Tecnologia

1 INTRODUÇÃO

Hoje vivenciamos a era da busca rápida pela informação onde as pessoas, utilizando a rede mundial de computadores, conseguem informações relevantes sobre diversos temas em poucos segundos. Neste contexto, muitos proprietários de pets1 buscam conciliar a criação de seus animais a sua rotina diária, isso implica numa oportunidade de serviço para o público que seja preciso e eficiente. A utilização de aplicações que oferecem serviços para o pet não acontece somente na busca por locais para banho, tosa, compra de brinquedos, roupas, etc., ocorre também no quesito “relacionamento entre animais de estimação”. Devido á peculiaridades de raça e pedigree dos pets, a tarefa de encontrar um parceiro (a) para reprodução torna-se difícil. Disponibilizar uma aplicação que promova esta interação entre os proprietários dos pets é algo que facilitaria esta situação. A cada dia mais pessoas estão procurando pets para ser parte de sua família. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em 2013 no Brasil o número de cães de estimação ultrapassou o número de crianças, sendo 52 milhões de cães para 45 milhões de crianças (Globo, 2015).

1.1 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

No mundo de hoje, muitas pessoas consideram seus animais de estimação como membros da família, substituindo até namorado (a), filhos e amigos (UAI, 2014). Dessa forma, os cuidados com alimentação, controle de vacinas, cuidados médicos, banho e tosa são primordiais. Existem estatísticas que evidenciam que país como o Brasil possui cerca de 132 milhões animais, média de 1,5 animais por habitante (ABINPET, 2013). Estes dados evidenciam um número expressivo do interesse nos pets. Tal realidade trás para a sociedade uma demanda significativa e que requer um olhar amplo para suas necessidades diante o avanço tecnológico. Tendo em vista este cenário, o trabalho tem como foco entender como funciona o processo de controle de animais e prover uma solução de tecnologia da informação para auxiliar e maximizar o sucesso em unir pessoas e pets. 1 Pet é uma palavra da língua inglesa cuja tradução é ”animal de estimação”.

1.2 OBJETIVOS A seguir será apresentado o objetivo geral deste trabalho, ou seja, resultado principal que se espera alcançar com a realização deste trabalho. Em seguida são apresentados os objetivos específicos que compreendem as etapas seguidas para alcançar o objetivo geral.

1.2.1 Objetivo geral Desenvolver um prototipo de sistema web para ter controle sobre as atividades rotineiras dos animais de estimação, proporcionando também ao usuário a possibilidade de encontrar o pet ideal para o seu tipo de vida por meio de perguntas e respostas, obtendo conhecimento de cuidados com os pets, as principais doenças e como evitá-las.

1.2.2 Objetivo específico São elencados os seguintes objetivos específicos:  Representar as funções básicas do sistema proposto por meio de diagramas UML, modelando o problema e a solução proposta;  Entender como funciona o processo de escolha de animais de estimação para especifico tipo de vida da família, associando perfis de pessoas e características dos animais;  Evidenciar as melhores práticas para controle do bem-estar dos animais;  Desenvolver um protótipo do sistema proposto utilizando a linguagem Java, e executa teste de uso.

1.3 INDICAÇÃO DA METODOLOGIA A seguir será apresentado a metodologia deste estudo por meio do método de pesquisa, o tipo da pesquisa e o público alvo.

1.3.1 O Método O método utilizado para essa pesquisa foi o qualitativo. Esse método trata da repetição e dos conceitos já existentes, preocupando com a descrição direta da experiência, assim se 13 focando na profundidade da pesquisa para poder ter um destaque entre as já existentes, tendo um foco em como será aceita pelas pessoas. (Portal da Educação, 2013).

1.3.2 O Tipo de Pesquisa O tipo utilizado para essa pesquisa foi o do ponto de vista dos objetivos, sendo utilizado a pesquisa descritiva. Essa pesquisa descritiva tratasse do levantamento de informações através de questionário e observações, para poder descrever as características para as pessoas em foco (Portal da Educação, 2013).

1.3.3 Público Alvo e Amostra O público alvo dessa pesquisa são todas as pessoas que possuem ou desejem possuir um animal de estimação, pessoas essas que desejem obter conhecimentos sobre os diversos tipos de animais que possam ser domesticados e criados em casa, pessoas que desejem encontrar qual o seu pet ideal levando em consideração o ambiente em que mora (casa ou apartamento), idade, tempo a ser dedicado ao tal, e também pessoas que já possuam um ou mais pets e deseje fazer um controle de suas atividades rotineiras e dados pessoas.

1.4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Após este capítulo introdutório, o conteúdo deste trabalho organiza-se da seguinte forma: • Capítulo 2 – apresentará quais teorias e respectivos autores mais contribuíram para a realização do estudo e as bases teóricas para a realização deste trabalho, linguagem de modelagem UML; • Capítulo 3 – apresentará o desenvolvimento da pesquisa juntamente com a solução proposta e sua aplicabilidade; • Capítulo 4 – apresentará de forma conclusiva, respostas aos objetivos específicos propostos pelo trabalho, apresentando também limitações desta pesquisa e trabalhos futuros;

[...]

Artigo completo: