Sistema articular humano, e suas situações de importância clínica

Por Lucas Dumke | 09/06/2011 | Saúde


O sistema articular e composto por articulações que Forman conexões entre os osso, o estudo das articulações e denominado de Artrologia, a classificação das articulações do corpo são de acordo com: (1) grau de movimento (2) tipo de tecido interposto aos ossos, sendo elas divididas em três: fixas ou praticamente imóveis, pouco móveis, amplamente ou livremente móveis, quanto ao tipo de tecido entreposto aos ossos estão divididos em: articulações fibrosas, cartilagíneas e sinoviáis.
Articulações cartilagíneas (anfiartroses) os ossos estão unidos por cartilagem e permitem o movimento limitado, estão subdivididas em três categorias: sindrecondroses, temporárias, permanentes.
Sínfises (fibrocartilagem ou cartilagem fibrosa) divididas em três subdivisões: sínfise púbica, anel fibroso, núcleo pulposo.
Articulações sinovíais (diartroses) incluem a maioria das articulações do corpo, estão subdivididas na seguinte forma: articulações planas, monoaxial, uniaxial, gínglimo ou dobradiça, tricóide ou pivô, biaxial, condilar ou elipsóide, selar, triaxial, esferóide.
Estruturas das articulações móveis são compostas por ligamentos que são constituídos de fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas as outras, são maleáveis e flexíveis para permitir a perfeita liberdade de movimento, porém são muito fortes, resistentes, e inelásticos.
Ligamentos e cápsula articular (membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais) tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas também impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais. Discos e meniscos também presentes nas articulações sinoviais são formações fibrocartilagíneas e suas funções são a melhor adaptação as superfícies que se articulam,recebendo e amortecendo impactos.
Algumas articulações estão envolvidas pelas bolsas sinoviais (bursas) pequenos "sacos" revestidos com membranas sinoviais e agem como "almofadas" entre as estruturas que elas separam, facilitam o deslizamento dos músculos e de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas. As bainhas dos tendões são praticamente iguais as dos demais ligamentos só diferem por ser estruturas tubulares que circundam os tendões.
Como toda parte do corpo as articulações também apresentam situações de importância clínica: entorses: resultados de uma torção ou alongamento exagerado da articulação, luxações: violento deslocamento da superfície da articulação, bursite: inflamação de uma ou mais bolsas sinoviais, tendinite: inflamação das bainhas sinoviais de uma ou mais, hérnia de disco: deslocamento do disco intravertebral para os lados, lesões dos meniscos: rompimento dos tendões devido a mudança súbita de direção, artrite: inflamação das articulações, está subdividida em três: osteartrite ,crônica degeneração da cartilagem articular,artrite reumatóide: a membrana inflamada desenvolve um tecido anormal chamado "pannus", artrite gotosa (gota) acumulo de cristais(excesso de ácido úrico) nas articulações causando inflamação.
Lesões da coluna vertebral ou exageros na curvatura da coluna são chamados: cifose: é o aumento da convexidade, acentuando-se a curva para frente na região torácica (corcunda), lordose é o aumento da convexidade posterior da curvatura na região cervical ou lombar, acompanhado por uma inclinação dos quadris para frente, escoliose: desvio lateral na coluna para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "c" ou "s".