Síntese do texto Para educar crianças pequenas o bom senso não basta. Phlippe Perreonoun.

Por Jeane Cardoso das Neves | 28/11/2016 | Educação

Um pequeno relato.

O texto fala sobre o total descaso que o governo faz a educação.

De uma forma geral ele relata que uma educação de qualidade custa caro, e por isso os governantes preferem limitar esse gasto, sem levar em consideração as terríveis conseqüências que isso trará para a sociedade.

O autor compara a educação de países desenvolvidos a de países subdesenvolvidos, onde no primeiro as crianças antes mesmo de nascer, recebem recursos para o seu total desenvolvimento, com: alimentação equilibrada, cuidados médicos e ambiente adequado, ele relata que o segundo é percebido um total descaso, onde esses cuidados só são recebidos pelas crianças de acordo com a classe social que a mesma está inserida.

Segundo o autor o tratamento dado a criança na pequena infância, é de grande importância para a formação do futuro cidadão, pois é nesse período que muitos valores são internalizados, e isso certamente refletirá na sua vida adulta.

Segundo ele existe uma terrível negligência na educação infantil, quando os professores que atuam nessas áreas não conseguem a qualificação necessária, é além disso são mal remunerados, ocorrendo um erro de valores, pois dessa forma entende se  que as crianças do maternal  e jardim de infância não precisam de profissionais competentes, capazes de desenvolver as potencialidades dos seus pequenos alunos.

O autor afirma que deveria ser dado aos professores da educação e em especial ao professor da primeira infância  o mesmo avanço profissional e atualizações que outros profissionais de igual importância recebem.

Segundo ele o papel do educador da primeira infância, assume uma função de suma importância por estar lidando com indivíduos em plena formação estrutural, por isso esse profissional precisa de uma formação ainda mais rigorosa, para poder compreender todos os mecanismos fundamentais para a formação da criança, sendo elas: o meio social, político e cultural, além da integração dessa criança junto à família.

Conclusão: A educação é sem dúvidas a melhor maneira de prevenir as mazelas da sociedade, e essa prevenção começa lá na primeira infância quando a criança começa a ter suas primeiras noções de mundo.

Certamente a criança é um ser em formação e precisa de um olhar especial, que vai além do cuidar, mas de compreender seu universo, cabe a nós educadores da nova geração desempenhar essa tarefa  que deve partir da consciência de poder contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos.