Síntese da Teoria Interacionista: Vygostsky

Por Jeane Cardoso das Neves | 28/11/2016 | Educação

Para Vygostsky a criança nasce inserida em um meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem e interação com os outros, nas interações cotidianas, a mediação é necessária, tendo em vista que a referente teoria se apóia na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em  um processo mediado pelo outro.

Por conseqüência esses conhecimentos são produzidos a partir de condições culturais, sociais e históricas.

Segundo Vygostky, o homem se produz na linguagem e pela linguagem,isto é, na interação com os outros sujeitos,e devido a esse fato eles se apropriam das diversas formas de pensar e constroem suas próprias concepções de mundo através da comunidade da qual estão inseridos.

De acordo com a teoria interacionista de Vygostsky, a relação entre homem e mundo se dar a partir da mediação e uso dos signos e os instrumentos, pois o trabalho une o homem à natureza, e cria se a cultura e a história do homem.

De acordo com ele os instrumentos ampliam os poderes do homem e estrutura o seu pensamento, para ele a formação do homem se dá através da dialética entre sujeito e sociedade a seu redor, ou seja, o home modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

Segundo ele todo aprendizado é mediado, isso torna o papel do professor mais ativo e determinante, pois cabe a escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno.

Para ele o ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, pois na relação de aprendizado e desenvolvimento o primeiro vem antes. Portanto a zona de desenvolvimento proximal é tão importante nesse processo, que seria a distância real de uma criação e aquilo que ele tem o potencial de aprender, ou seja aquilo que já sabe e aquilo que a criança tem o potencial de aprender.

Através da leitura da teoria interacionista de Vygostsky, foi possível relacionar as principais características da sua teoria e perceber as diferenças entre as teorias de Jean Piagt, tão debatido durante o curso de pedagogia.

Podemos concluir que Vygostsky foi o pensador que estudou profundamente a criança, valorizando a grande influência social e histórica pertinente a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, pode abrir um olhar novo sobre como se dar o processo de desenvolvimento da criança, contribuindo grandemente para facilitar a dinâmica entre mestre e aprendiz.