SINAES, UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR?
Por Jedida Melo | 14/06/2018 | EducaçãoWagner Leite Miranda[1]
José Afrânio da Silva¹
Joselma Maria Lourenço Correia¹
Eliene Maria de Sá Marques Vaz¹
Maria do Carmo Raposo¹
Flavyana Silva dos Santo¹
Gerluce Araújo Silva de Souza Monteiro¹
Prof.ª Dra. Jedida Melo[2]
Introdução
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) foi criado em 2004 por meio da Lei n. 10.861 na qual abonava o planejamento da avaliação institucional. O SINAES foi considerado no instrumento de avaliação e serve como ferramenta de aperfeiçoamento constante na adequação e na qualidade do ensino da pesquisa e extensão, buscando soluções a partir das fragilidades detectadas no planejamento pedagógico das IES (Instituições de Ensino Superior). (BRASIL, 2004)
Desenvolvimento
Os Instrumentos utilizados pelo SINAES se baseiam na tríade da autoavaliação, avaliação externa, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avaliação dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (censo e alunos por meio de questionários semiestruturados) e os próprios resultados das avaliações. (BRASIL, 2004)
Ao aprofundar a respeito do tema de avaliação, devemos construir e consolidar o compromisso de autoavaliações permanente dentro das IES de modo articulado dos processos administrativos e pedagógicos, dirimindo os conceitos punitivos por meio de uma análise sistematizada dos resultados, ampliando a ótica acadêmica com o aperfeiçoamento e a excelência da Instituição. (RISTOFF, 2003)
Infelizmente, os processos avaliativos já consolidados ainda não estão amadurecidos na academia e por isso requer de todos receptividade e reconhecimento como mais uma ferramenta para as construções dos projetos Curriculares afins com as dinâmicas reestruturantes do ensino das IES. (GATTI, 2000)
Conclusão
Portanto, é necessária uma atitude de todos a fim da promoção de uma prática de construção na IES proporcional à dimensão da mudança na qual o modelo do projeto pedagógico almeje em prol da sociedade e da comunidade acadêmica, mudando primeiro o ser crítico -reflexivo para depois mudar o seu meio e consequentemente seu "mundo". (NUNES et al, 2017).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições. Brasília DF, 2004.
GATTI, Bernadete A. Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de educação superior: estudos em avaliação educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 21. 2000.
NUNES, E.B. L. L. P. et. al., Planejamento e Avaliação Institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES.2017
RISTOFF, Dilvo I. Algumas definições de avaliação. Avaliação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 19-30, mar. 2003.
SINAES. Sistema nacional de avaliação da educação superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. rev. e amp. Brasília: INEP, 2009