SETOR FABRIL E ECONOMIA DO MUNICIPIO DE SANTA QUITÉRIA CE.

Por andrea feijao freire | 26/09/2017 | Adm

1.Introdução

O município de Santa Quitéria é o maior em extensão territorial do estado do Ceará, consequentemente faz divisas com muitas cidades, tais como: Catunda, Canindé, Itatira, Boa Viagem e devido a isso existe uma grande chance de fábricas e demais empreendedores buscarem se instalar no município. Hoje no município existem vários empreendimentos que geram centenas de empregos para a população quiteriense.

A economia local é impulsionada devido às fábricas de calçados, empresas que terceirizam os serviços, como a Angelique modas, que gera vários empregos através de corte costura e empregos nos comércios locais. A democrata calçados é a empresa que mais gera emprego no município, pois distribui seus produtos para todo o Brasil e exterior, gerando uma grande carga tributaria que ajuda o desenvolvimento municipal e estadual. Além de mencionar a Democrata podemos citar outra fábrica que tem instalação no município de Santa Quitéria que é a Ravele calçados, inicialmente começou em um pequeno galpão e aos pouco foi se expandindo e hoje ocupa dois grandes prédios e gera em torno de 500 empregos locais.

2.Objetivo

O presente artigo busca falar um pouco do setor fabril no município de Santa Quitéria-ce. Fazer uma analise sobre as oportunidades de empregos na cidade oportunidade de emprego e atribuição desse setor para o melhor desenvolvimento municipal.

3. Desenvolvimento

O governo do Estado e a democrata calçados já estão buscando possibilidades de instalarem outro galpão no município de Santa Quitéria e com isso aumentar em quase 2 mil o número de empregos locais, isso será uma grande vitória para a população, pois além da grande geração de emprego distribuirá renda e uma melhor qualidade de vida para todos.

O Foco maior desse pequeno texto é a fábrica democrata calçados, que possuem instalações em Camocim, franca em São Paulo e possui também instalações no município de Santa Quitéria há vários anos e existe uma boa relação da mesma com o povo quiteriense. A referida fábrica anualmente realiza um “feirão” onde vende os pares de sapatos a preços acessíveis, inclusive tendo descontos para os empregados da empresa. Essa atitude busca dar um tratamento igualitário as pessoas que muitas vezes não possuem condições de comprar esses pares de sapatos com os preços de mercado.

A instalação dessas fábricas busca reforçar as políticas de incentivo em prol da diversidade econômica do município, ou seja, para que o município não seja refém de programas governamentais ou sobreviva apenas com os benefícios do INSS. A instalação de fábricas, de empresas que terceirizam os serviços tem o objetivo de distribuir emprego e renda para o município de Santa Quitéria, município esse rico em vários aspectos, pessoas hospitaleiras, amigas e que sempre buscam acolher as pessoas da melhor forma possível, isso que é a maior riqueza quiteriense. Muitas pessoas que vem apenas trabalhar no município acabam se instalando de vez na cidade, pois a cultura quiteriense propícia essa acolhida e hospitalidade.

Um grande aliado para que seja possível a instalação de empresas no município é a boa e reconhecida mão de obra quiteriense e aliado a isso o município investe em cursos de aperfeiçoamento da mão de obra em diversas áreas, buscando com isso a ampliação do mercado de trabalho local, seja na venda de doces, de corte costura, de cabeleireiro, de atendimento dentre outras.

Algumas vantagens dadas a essas empresas visam a facilitar a sua instalação em determinada cidade, seja a diminuição dos custos de produção, seja os incentivos fiscais e infraestrutura cedidas pelo governo, tais como galpões ou terrenos para que possam ser construído suas instalações. Aliadas a esses incentivos podemos colocar a localização de muitas dessas cidades, ou seja, as instalações dessas empresas não são apenas devidos aos incentivos, mas também devido a uma ótima localização geográfica, pois facilita uma melhor distribuição dos produtos comercializados e melhores parcerias municipais que vão interferir em muito na qualidade da mão de obra; Muitas fábricas precisam de mão de obra qualificada e essa qualificação muitas vezes é oferecida através de parcerias com o Sebrae e governo municipal.

Quando uma empresa procura uma cidade interiorana para instalar suas filiais é devido a um menor custo da mão de obra, ou seja, será usada uma ótima qualidade de mão de obra, com apoio e incentivo local e pagamento de preço muitas vezes mais baixo que seria pago em uma grande capital. Aliado a esses vários benefícios podemos citar uma maior ampliação de redes de supermercados, o crescimento imobiliário, ou seja, uma maior geração de emprego, direta e indiretamente, empregos esses em vários setores.

4.Conclusão

Portanto, a instalação de empresas nos municípios do interior do estado, mais precisamente em Santa Quitéria tem vários benefícios, não se limitando apenas aos aspectos financeiros, mas também ao aspecto social, pois através desses empregos muitas pessoas podem mudar de vida, construir uma família e viver de forma digna.

Nessa analise todos saem beneficiados, a empresa por que contrata pessoas comprometidas e uma boa mão de obra, o município por que com a geração de emprego receberá mais impostos e terá sua população empregada e os trabalhadores terão um emprego e a possibilidade de realizar seus sonhos, seja da casa própria, seja em dar uma boa educação a seus filhos.

6. Referencias Bibliográfica

Diário do Nordeste. Regional. Disponível em:Acesso em: 20/07/2017

IBGE. (2016). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades - 2016. Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 01/06/2017