Será a solução? (Pena de morte)
Por Ycaro da Silva Sousa | 19/12/2015 | PolíticaPena de morte é uma condenação extrema, violenta e desumana. Esse sistema de punição teve origem na antiga Grécia em 1700 A.C, onde o código de Hamurabi determinava que a punição do cidadão que cometia crime era a morte.
Muitos indivíduos são a favor da pena de morte por acharem que é a única solução para o problema envolvendo crimes, mas será mesmo que esse é o único meio para a resolução ou estamos sendo hipócritas, porque se tiramos a vida de alguém que tirou outra não estamos cometendo o mesmo tipo de crime?
A justiça deve ser aplicada de forma igual para todos os indivíduos, buscando equilíbrio, não confundindo a mesma com “vingança”, sendo assim um individuo que rouba deve receber o mesmo destino de um assassino?
Com violência gera-se violência. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard e Michigan, jovens que foram vitimas ou testemunharam crimes com armas de fogo tem duas vezes mais chances de apresentar comportamentos agressivos.
A pena de morte além de ser uma solução severa para os crimes pode acarretar a perpetuação de mais violência. Se a mesma resolvesse, países como Síria, Irã, Líbia e Paquistão que possui por lei a pena de morte não se encontrariam em meio a guerras, desigualdades e desorganização e o código de Hamurabi até hoje estaria em nosso sistema de justiça.
A pena de morte é algo serio a ser estudado, não se pode aplica-la em países, como o Brasil, cuja sociedade é corrompida, cheia de governantes e cidadãos corruptos. Investir na educação de “base” para ter esperança de um futuro melhor e no sistema governamental que administra os países seria a melhor solução não só da criminalidade, mas também na reforma ética e moral da sociedade.