Ser professor na Sociedade Aprendente

Por Jéssica Soares Gonçalves | 23/11/2016 | Educação

Para ser professor  hoje é necessário ter um bom conhecimento sobre a educação, ter uma formulação política, ética, ter compromisso e saber respeitar as diferenças de cada um, procurar sempre estudar e obter novos conhecimentos e se atualizar.

O professor tem que procurar sempre ser um instrumento de melhoria, ter uma visão crítica, o professor não se resume às competencias técnico- profissional.Pois educar é também, ser criativo diante da arte da ciência.

Percebemos o quanto as competências profissionais do professor ficou escassa é necessária haver novas competências. Por isso devemos buscar neste senso comum o bom senso, o contexto atual revela muitos desafios para a escola, para o ensino professor. O professor precisa organizar o seu trabalho, para assim ser o espelho do aluno, é preciso que ele saiba trabalhar em que equipe, fazendo com o aluno venha a se socializar.

Para o professor, a tecnologia não faz tanta diferença, pois o professor precisa estar sempre atualizado e sempre estudando, é preciso que ele saiba o que esta ensinando para que os alunos aprendam.

O ato de educar depende do modo de ensino do educador sabemos que só aprendemos atuando, empreendendo, agindo, a ação gera o saber, habilidade e o conhecimento.

Para Paulo Freire, aprender é conhecer melhor o que já sabe para partir  para novos conhecimentos.

A sociedade está marcada pelo conhecimento, o conhecimento, o conhecimento tornou-se importante para evoluir.Mas o acesso ao conhecimento ainda é bem precário, principalmente em sociedades onde o atraso educacional é grande.

Para ser um bom professor hoje na sociedade é preciso que tenha um conhecimento amplo, teorias centradas na aprendizagem e que possa aprender e conhecer, pois através do conhecimento podemos ler o mundo e transformá-lo e ao mesmo tempo que ter o desejo de conhecer, querer sempre aprender, a se envolver na educação, é importante que no aprendizado se crie hábitos de estudo e sermos cidadãos críticos.