SEQUÊNCIA DIDÁTICA – APRENDENDO COM A JOANINHA

Por CLAUDINEIA DE MOURA DIOGO | 01/02/2021 | Educação

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – APRENDENDO COM A JOANINHA

Claudineia de Moura Diogo 1

RESUMO: Este trabalho apresenta uma Sequencia Didática como proposta de auxiliar alunos da educação infantil no processo de ensino-aprendizagem de Matemática possibilitando às crianças o desenvolvimento simultâneo das habilidades de comparação, concentração, obediência as regras, noções matemáticas e desenvolvimento da coordenação motora fina. O campo de experiência trabalhado foi Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Ensino. Educação Infantil.

 

INTRODUÇÃO

A leitura na educação infantil pode se tornar um entretenimento que ensina e informa de forma estimulante e alegre. A escolha da história A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS tem a intenção pedagógica de possibilitar o desenvolvimento de três objetivos de aprendizagem contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O campo de experiência trabalhado será Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Através da leitura da história ao ar livre, da observação das imagens e cores do livro e da natureza, a intenção é proporcionar momentos de rica aprendizagem e prazer de aprender brincando. O que se espera é que as crianças além de aprenderem a ordem posicional na reta numérica e a relação dos números com a quantidade possam por meio das atividades lúdicas vivenciarem a socialização e descobrir novas formas dese resolver os desafios propostos. A ideia é possibilitar às crianças da educação infantil o desenvolvimento das habilidades de comparação, concentração, obediência as regras, noções matemáticas e desenvolvimento da coordenação motora fina. Tendo isso em mente, essa sequência didática tem como objetivos: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes; Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças; Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência (BRASIL, 2017, p. 49-50).

 

MATERIAIS E MÉTODOS

O desenvolvimento da sequência didática ocorre de forma prática e lúdica. Sendo necessários os materiais: Livro da história A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS; Folha de papel A4 ou caderno de desenho; Lápis; Borracha; Lápis de cor; Folhas A4; Tesoura; E.V.A.; Cola; Papelão; Tinta tempera guache; Impressora; Prendedor; Canetinha hidrográfica; Papel colorset cores variads, Papel cartão.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – APRENDENDO COM A JOANINHA

            As atividades da sequência didática serão divididas em momentos, ou seja, etapas que esclarecem e facilita o trabalho com os discentes.

Primeiro momento: 1 aula de 60 minutos

A professora iniciará conversando com as crianças ainda em sala sobre o que será desenvolvido nessa sequência didática. Em seguida cada um irá receber um mimo (uma viseira com o tema JOANINHA). A história tema desta SD será lida pela professora no ambiente externo, preferencialmente embaixo de uma árvore. Logo após a leitura poderá ser feito questionamentos para as crianças (vocês já viram uma JOANINHA? Que cor é a Joaninha da história? Será que existe Joaninha de outras cores? Quem já viu uma. Joaninha sem pintinhas? Quem sabe quantas pernas tem uma Joaninha? Quantas pintinhas tem uma. Joaninha? Será que a Joaninha tem osso no seu corpinho? Do que será que ela se alimenta? Será que outro bicho ou animal come a Joaninha? O que a Joaninha faz na natureza? A Joaninha é um inseto pequeno ou grande? Que bichinho é maior que a Joaninha? Qual será o tamanho da Joaninha/quanto ela mede?

Muitas outras perguntas poderão ser feitas para as crianças e com certeza elas farão muitas outras perguntas). Ao voltar pra sala pedir que façam um desenho sobre a história. Passar oralmente as regras dos jogos com as crianças e se necessário realizar mais de uma vez para que as crianças compreendam todas as regras.

Regras:

  • Leitura dos números em ordem crescente e novas consultas aos números poderão ser realizadas caso se esqueça a ordem ou o nome do número;
  • Passar oralmente as regras dos jogos com as crianças e se necessário realizar mais de uma vez para que as crianças compreendam todas as regras.
  • Decide-se: quem iniciará o jogo? Pode jogar um dado ou tirar par o ímpar; por ordem alfabética dos nomes ou ordem de tamanho (altura das crianças);
  • A criança que começa, joga o dado e começa a contar e identificar os números e as quantidades;
  • Quando a criança acerta ela ganha uma ficha/Joaninha e passa a vez para outra;
  • A rodada vai seguir até que acabe as fichas/Joaninhas;
  • Quem conseguir ganhar mais fichas/Joaninhas ganha o jogo.
  • Todo jogo que utilizar dois dados e a soma destes for superior a 10, o primeiro jogador que fizer a soma superior a 10 tem direito de tirar a ficha/joaninha número 0.

A criança perde a vez quando: Os dados forem lançados e a soma dos números ou das quantidades se repetir (alguém já ter tirado o número ou quantidade). Se acontecer a situação acima, quem estiver brincando perde a vez para o próximo.

A professora deverá ir observando tudo e fazendo algumas intervenções para o bom andamento da atividade. Além disso, ela pode ir inquerindo as crianças a respeito de algumas explorações Matemáticas para desenvolver a percepção com relação ao número e quantidade.

Segundo Momento – 1 aula de 40 à 60 minutos

Em um outro dia - segundo momento – as professoras devem mais uma vez lembrar o assunto da SD, se necessário na roda de conversa falar sobre o assunto, caso a criança tenha alguma dúvida sobre o tema proposto ou tenha trazido algum conhecimento para socializar. Logo em seguido poderá falar sobre as regras do jogo do dia.

A professora pode pedir para as crianças falarem o que sabem sobre os numerais desenhados nas tabelas, onde já viram esses números escritos. Em seguida trabalhar a ideia de quantidade em cada um dos numerais, de zero a dez. Mostrar alguns números de forma aleatória para saber se algumas das crianças reconhecem esse número.

Terceiro Momento – 1 aula de 40 a 60 minutos

Neste dia a professora deve mais uma vez lembrar o assunto da SD, abordando de maneira que as crianças completem as frases. Usar a roda de conversa para incentivando-os a falar sobre quantidade e associação desta com o número. (Quantos anos você tem?) Pedir que falem sua idade e mostrem a quantidade nos dedinhos. O jogo de hoje também é relacionar número com quantidade e ler a reta numérica. Retomar as regras e deixa-las bem clara.

Quarto momento – 1 aula de 40 a 60 minutos

A atividade para esse dia é contar na reta numérica de 0 a 10 e correlacionar as fichas das quantidades de forma aleatória com o número.

Quinto momento – 1 aula de 40 a 60 minutos

O jogo deste último dia se divide em três etapas. Sendo que cada criança completará uma etapa e passará a vez para a outra criança até que volte sua vez. Esse processo se repetirá duas ou três vezes por rodada, dependendo de quantas crianças formarem os grupos.

Ao retornar para a sala de aula, as professoras podem mostrar para as crianças os desenhos de amarelinhas mais comuns. A lógica do jogo é sempre a mesma, utilizando-se das pedrinhas e pulando de um pé só (nesses casos), no entanto, os formatos podem ser diferentes. Nesse momento, as professoras podem pedir para que as crianças façam um desenho de uma amarelinha do seu gosto, podendo ter formatos, números e cores diferentes. Em seguida, a professora poderá pedir para que as crianças comentem sobre as similaridades e diferenças entre os desenhos que fizeram e deverá também, explorar as propriedades geométricas de cada figura das crianças.

Sexto momento – Dinâmica Metodológica

O tempo disponível para a execução dessa sequência didática será de 5 Aulas de 40 a 60 minutos. A Distribuição dos alunos deverá ser em duplas ou trio. As atividades lúdicas estão serão descritas a seguir

Jogo das quantidades - Regras:

  • Leitura dos números em ordem crescente e novas consultas aos números poderão ser realizadas caso se esqueça a ordem ou o nome do número
  • Decide-se: quem iniciará o jogo? Pode jogar um dado ou tirar par o ímpar; Por ordem alfabética dos nomes ou ordem de tamanho (altura das crianças);
  • A criança que começa, joga os dados conta a quantidade e procura o número correspondente e fica com a ficha que ela acertou;
  • Em seguida é a vez do outro coleguinha fazer o mesmo;
  • Quem tirar quantidade maior que dez passa a vez (no jogo é de 0 a 10);
  • Quem tirar a quantidade repetida (que outro coleguinha já tirou) passa a vez também;
  • Ganha o jogo quem conseguir mais acertos e arrecadar o maior número de fichas/JOANINHAS.

Jogo dos números - Regras:

  • Decide-se: Quem iniciará o jogo? Pode jogar um dado ou tirar par ou ímpar; Por ordem alfabética dos nomes ou ordem de tamanho (altura das crianças);
  • A criança que começa, joga os dados lê os números, conta, aponta o resultado da soma e procura a quantidade correspondente e fica com a ficha/JOANINHA caso acerte;
  • Em seguida é a vez do coleguinha fazer o mesmo;
  • Quem somar na jogada dos dois dados número maior que dez passa a vez (no jogo é de 0 a 10);
  • Quem tirar a soma dos números repetida (o mesmo número que outro coleguinha já tirou) passa a vez também;
  • Ganha o jogo quem conseguir mais acertos e arrecadar o maior número de fichas/JOANINHAS.

Jogo da sequência - Regras:

  • Decide-se: Quem iniciará o jogo? Pode-se jogar um dado ou tirar par ou ímpar; por ordem alfabética dos nomes ou ordem de tamanho (altura das crianças);
  • A criança que começa terá que colocar os prendedores numerados na sequência de 0 a 10;
  • Em seguida pegará as fichas com as quantidades de forma aleatória, a criança contar a quantidade na ficha escolhida e correlacionar com o número no prendedor.
  • Quando esse jogador terminar ele devolve as peças na caixa e passa para outro que irá repetir o mesmo processo;
  • Caso a criança tenha dificuldade para contar quantidade ou reconhecer algum número, poderá solicitar ajuda do colega e da professora.
  • A criança que tiver dificuldade de reconhecer o número poderá solicitar a ajuda do colega ou da professora.

Jogo “quem é o menor? ” Regras:

  • Decide-se: Quem iniciará o jogo? Pode-se jogar um dado ou tirar par ou ímpar; por ordem alfabética dos nomes ou ordem de tamanho (altura das crianças);
  • A criança que começa terá que ler a sequência dos números que está na tabela;
  • De acordo com a indicação do nome do jogo “QUEM É O MENOR”, a criança vai contar a quantidade de pintinhas na Joaninha e deverá identificar o número referente a quantidade colocando um prendedor;
  • Em seguida passa para a próxima fase;

Jogo “quem vem antes?”:

  • A criança deverá ler a sequência dos números que está na tabela;
  • De acordo com a indicação do nome do jogo “QUEM VEM ANTES”, a criança vai contar a quantidade de pintinhas na joaninha e deverá identificar o número referente a quantidade e apontar com o dedo;
  • Em seguida deverá marcar com o prendedor o número antecessor (o que vem antes) daquele que foi identificado como o número referente a quantidade de pintinhas da Joaninha.
  • Logo após passa para a última fase.

Jogo “quem vem depois”

  • A criança deverá ler a sequência dos números que está na tabela;
  • De acordo com a indicação do nome do jogo ‘QUEM VEM DEPOIS”, a criança vai contar a quantidade de pintinhas na Joaninha e deverá identificar o número referente a quantidade e apontar com o dedo;
  • Em seguida deverá marcar com prendedor o número sucessor (o que vem depois) daquele que foi identificado como o número referente a quantidade de pintinhas da Joaninha.

OBS.: Essa Sequência Poderá Ser Encerrada Levando Os Alunos Para Sala De Vídeo e passar O Filme ‘Vida De Inseto”. Esse filme é indicado para idade em questão, é filme de aventura que envolve vários tipos de inseto.

Possibilidades de Explorações Matemáticas – Discussões em Sala de Aula

As professoras podem solicitar a ajuda das crianças para elas indicarem o local dos números na reta numérica. As professoras também podem realizar diversos questionamentos para provocar o pensamento matemático dos alunos, como por exemplo:

  • Qual é o maior e o menor número dos jogos da Joaninha?
  • Quantos números têm as tabelas dos jogos?
  • Quem é o primeiro número que trabalhamos?
  • Quem sabe onde está o número 4?
  • Qual número vem antes do número 4?
  • Qual número vem depois do número 4?
  • Que número está entre 5 e o 6?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, no art. 31, prevê que a avaliação da criança da Educação Infantil será realizada para o acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento. A avaliação será realizada com base na observação do desenvolvimento individual, do grupo e na participação da criança nas atividades propostas de forma contínua, bem como sua interação com seus pares, o respeito as regras. O registro se dará através de fotos, vídeos e relatórios.

Ao professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: caçar joaninhas no pátio da escola, mantendo-as vivas; descobrir as principais características das joaninhas, através de pesquisas em diferentes fontes; conhecer os hábitos de vida das joaninhas; descobrir a importância das joaninhas para o meio ambiente; ampliar a leitura e a escrita a partir de história sobre joaninhas; observar diferenças e semelhanças entre as joaninhas; produzir relatório sobre as descobertas e as atividades vivenciadas e utilizar os recursos existentes no seu laptop Classmate para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

 

E-DOCENTE. Sequência Didática: Guia para elaboração e execução. Disponível em:https://www.edocente.com.br/sequencia-didatica-para-educacao-basica/. Acesso em: 21 de Maio de 2020.

MARQUES, Magda. O que é uma sequência didática?. Disponível em: http://naescola.eduqa.me/registros/o-que-e-uma-sequencia-didatica/. Acesso em: 21 de Maio de 2020.

MONTEIRO, Liliane Santos. Joaninha da Adição. Disponível em: http://www.aartedeensinareaprender.com/2018/06/curta-nossa-pagina-httpswww_25.html. Acesso em 21 de Maio de 2020

TELLES, Rialda. Estratégia para ensinar matemática. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jyCED1TfrOg&feature=youtu.be. Acesso em: 21 de Maio de 2020.

PAES, Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas. 1 ed. Signo: São Paulo, 2017.

Artigo completo: