Seo E Mídias Sociais: O Casamento Ideal Para O Marketing Na Web

Por Alexis Kauffmann | 05/05/2008 | Adm

É incrível como, no Brasil, ainda se confunde webmarketing com e-mail marketing, uma palavra bem-educada para SPAM. Não fosse o fato de que e-mail não é web - é internet, mas não é web! - trata-se de uma ferramenta cujos resultados negativos são impossíveis de mensurar. Simplesmente não é possível saber o que acham de você aqueles 95% de pessoas na sua lista que receberam o e-mail e não responderam.

Com o SEO, você dirige pessoas a seu site no momento em que elas estão buscando a informação que você tem. Com o marketing nas mídias sociais, você consegue obter, entre outras coisas, aquele feedback que o e-mail marketing é incapaz de fornecer.

O casamento SEO/Mídias Sociais é a estratégia das grandes companhias européias e americanas para 2008. O mercado cresce explosivamente em todo mundo enquanto, aqui no Brasil, a turma ainda acha que SEO é entupir a tag "keywords" de suas páginas com todas as palavras do dicionário (bastam 3!!!) e que Mídias Sociais é fazer spam em comunidade no Orkut.

Essa é uma visão míope e preguiçosa. Míope porque vê na web apenas um grande "mercado", em vez de pensar em um imenso espaço de interação. Preguiçosa, porque não supera a tendência ao monólogo fácil. Se pudessem, esses mercadores de araque colocariam uma mordaça nos clientes.

A web traz a possibilidade - e, para as empresas, a necessidade - de conversar. Descobrir o que os clientes sobre a empresa pode ser doloroso... Talvez você perceba que está vendendo uma coisa e os clientes estão comprando outra... Que está dizendo uma coisa e os clientes estão entendendo outra...

Conversar não é mais "encomendar uma pesquisa de mercado". O mercado está aqui, agora, em blogs, comunidades e serviços de conversação, falando sobre coisas que o interessam... Talvez até falem sobre sua empresa! O que será que eles dizem sobre você? Ou, pior: será que não dizem nada?

As empresas brasileiras precisam sair da concha, da "mídia papai-mamãe" VEJA-JORNAL NACIONAL. Comprar tribunas para exercer seu monólogo funcionava no passado, não mais. A revolução das mídias sociais, aquelas cujo conteúdo é criado pelos usuários, criou o hábito do questionamento. Não há "verdade" ou "mentira" que não seja objeto de discussão na web. Tudo é retrucado, discutido, debatido. Não há ponto-de-vista único que prevalesça apenas pela força do grito ou dos milhões que você pode gastar nas mídias tradicionais. Quem não se impõe pela capacidade de argumentar em público vai se perguntar em particular que diabos aconteceu com o cliente que estava ali apenas um minuto antes!

A junção do SEO com as Mídias Sociais leva a resultados tangíveis e rápidos. Vejamos o caso de duas empresas brasileiras que investiram em mídias sociais:

Gráfico 1 - Audiência Proplastik - Antes e depois de aplicar SEO e Mídias Sociais à sua Estratégia de Marketing Online



O gráfico 1 mostra a audiência da empresa de e-commerce Proplastik. A linha vertical divide o gráfico em duas áreas: antes e depois de contratar nossos serviços de SEO/Mídias Sociais. A linha horizontal divide o gráfico em duas áreas de desempenho. Basta observar a freqüência com que a os índices de audiência ultrapassam a linha vermelha no lado "Depois" para perceber a eficiência do trabalho realizado. Em termos numéricos, a média de audiência subiu 41% em menos de 30 dias!

O caso da Jozan é ainda mais impressionante.

Gráfico 2 - Audiência Jozan - Antes e depois de aplicar SEO e Mídias Sociais à sua Estratégia de Marketing Online



O crescimento da média de audiência, no caso da Jozan, foi de 123% no mesmo período!

É preciso observar que, em ambos os casos, a implementação da estratégia de SEO/Mídias Sociais encontra-se ainda em sua primeira etapa. É até difícil prever o benefício potencial a ser colhido nos próximos seis meses, especialmente quando se considera a virtual ausência de competição no mercado nacional... Quando os concorrentes despertarem, para variar, será tarde demais para eles e noso clientes já terão acumulado vantagens competitivas muito difíceis de igualar.

(Artigo originalmente publicado no blog "Como aparecer na Primeira Página do Google e Aumentar a Audiência de seu Site")