SENTIMENTO ATREVIDO

Por Joyciane Xavier de Farias | 03/06/2013 | Crônicas

Saudade não se explica. Se sente. Uns sentem mais, outros menos  mas todo mundo sente. É um sentimento atrevido. O mais atrevido de todos. Nos mais sensíveis a saudade deixa marcas profundas e sem querer ser dramática (tenho horror a drama) alguns morrem de tanta saudade. Tudo isso vai depender do tamanho do sentimento.

 

Música e Saudade

Saudade também vira música. Uma determinada melodia de Adryana e a Rapaziada diz que a saudade vem; deita ao seu lado e lhe fala coisas. Isso mesmo! Ao ouvir essa música descobri que a saudade fala. Só fala porque lhe damos moral. Se déssemos um jeito de bloqueá-la não chegaria a tanto. Parece até que temos prazer de estar junto dela. Esquecemos que ela pode nos fazer mal

 

Sentimento Complicado

A saudade pode até não ser um sentimento lindo. Como já dito tem lá suas dores mas não há como evitá- la. Temos saudades porque estamos vivos. Se morremos viramos saudade. Ah como é complicado a saudade! Corremos, corremos e quando pensamos que estamos livres: olha ela lá de novo. Até à noite, quando o sono está prestes a chegar a saudade chega primeiro. É, assim fica difícil.

Ao ler um romance de Jorge Amado me deparei com algo estranho. A saudade de coisa ruim. Jucundina, personagem de “Seara Vermelha” teve um ataque de nostalgia dos tempos em que ela e a família passavam fome. Os familiares dela estavam todos vivos nessa época. Devido a uma grande seca a maioria morreu. Uns de fome, outros de doença. Houve até quem se perdesse na vida em circunstâncias diferentes. Eis aí o motivo da saudade que tanto assolou a pobre Jucundina.

 

Sentimento Popular

Pobres, ricos, sábios e tolos. Todos são vítimas da saudade. Além de atrevido é um sentimento popular. Em dias como os de hoje as saudades são dos bons tempos. Esses não voltam mais!

Tempos por exemplo em que os maus ficavam presos e os bons tinham o direito de ir e vir sem sofrer dando algum. Tempo em que músicas tinham sentido único e a boa letra era o requisito principal. É. Enfim a saudade parece servir para alguma coisa. Afinal, tudo na vida tem um lado ruim. Esse sentimento atrevido também.