SEMINÁRIO - PROIND 2012
Por Gabriel Sodre Maia | 17/03/2012 | FilosofiaSEMINÁRIO-PROIND 2012
Aos vinte e sete e vinte e oito dias do mês de fevereiro de dois mil e doze, na Escola Superior de Tecnologia -EST da Universidade do Estado do Amazonas -UEA localizada na Avenida Darci Vargas , nesta Capital, às 08h00, iniciou-se , I Seminário das Contribuições Pedagógica-PROIND , pelos Acadêmicos da UEA, onde houve a presença das autoridades locais, professores Mestres e Doutores e Acadêmicos das diversas Universidades Particulares , e os palestrantes eram os acadêmicos do 6º Período Curso de Pedagogia Intercultural Indígenas da Universidade do Estado do Amazonas, sendo que foram 8 palestrante divididos em 2 grupos, 4 no dia vinte e sete, mais 4 no dia vinte e oito. O tema abordado pelo acadêmico Gabriel Sodré Maia- Akito em tukano foi no segundo dia com Tema- Educação Indígena: Ontem, Hoje , Amanha na visão do YE’PA MASÃ. O Palestrante foi taxativo nas suas colocações, valorizando o papel de acadêmico tukano pertencente da 1ª linhagem dos líderes tukanos e abordou a visão do seu avô YÃ, com suas seis profecias ditas no ano 1909 no século XX. E mais, foi colocada a filosofia do YE’PA MASÃ sobre o destino após a morte, DIA WAHPIRA WI’I - PARAISO DOS YE’PA MASÃ. QUANDO MORREM DESTINO CERTO. A pergunta seria ou é, ONDE FICA ESTE LUGAR. Esta localizada no Rio papuri no Distrito de Yauarete, no Igarapé chamado MACUCU- POSAYA, OU POYARIMA-dessano. Para YE’PA MASA o INFERNO NÃO EXISTE, MAS É AQUI. QUANDO ELES MORREM, as pessoas má SE TRANSFORMEM em ANIMAIS.
COMO: - Cutia-bú, - Mucura-Oá, - Tamanduá - Biko,- Cobra-pirõ.
Para muitos foi uma surpresa, mais uma tese foi testada para acadêmicos.
Por isso basta pensar e refletir porque a filosofia dos indígenas é tão pesquisada atualmente, porque a cultura é rica, só nós indígenas somos capazes de explicar explicitamente a sua cultura.
- As seis profecias ditas:
- A chegada dos Missionários naquela região, coma missão de evangelizar aos indígenas;
- A chegada dos brancos para escravizar os indígenas;
- Haverá muita confusão ( estava se referindo as duas guerras mundiais) e faltara comida.
Agora resta mais três profecia a ser realizada, esta se referem ao mundo, em respeito da decisão do meu Pai e do meu Avô não será escrito, pois aguardaremos....Quem sabe se meu filho ou Neto terá a satisfação de redigir sobre a três profecias restante. QUEM VIVER VERÁ.
Autor: Gabriel Sodré Maia- Akito em tukano descendente da 1ª linhagem dos lideres tukanos e é Acadêmico do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.