Sem Paixão Não Existe Motivação

Por Gilberto Wiesel | 24/08/2007 | Crescimento

Segundo o dicionário, PAIXÃO é definida como um sentimento forte e profundo. Muitas vezes é tão forte e profundo que transforma nossa vida.
Se analisarmos o que o estado da paixão produz em nós, começamos a entender o porquê do título deste artigo. Só para começar, vamos lembrar juntos da nossa primeira e grande paixão. O primeiro envolvimento emocional. Pare por um minuto o que você está fazendo e tente lembrar. Reviva aquele momento com intensidade e preste atenção na emoção envolvida em todo o processo. Pois bem! Certamente o ponto alto desta linda lembrança é a Emoção.
Perceba então o que está sentindo e qual seu grau de adrenalina! Feche os seus olhos, mergulhe, profundamente, nesta sensação e deixe que ela tome conta de você. Analise o que de fato lhe motivava, o que lhe impulsionava a tomar determinadas atitudes ou decisões. Muitas vezes, quando apaixonados, tínhamos a impressão que até as necessidades básicas, como por exemplo, a de se alimentar, parecia desnecessária.
Lembra quando acordava pela manhã, o que sentia? Como passava o dia? E quando estava chegando a hora de encontrar a sua paixão, minutos antes, segundos antes, até o momento de enxergá-la, o que passava em todo o seu corpo, mente e sensações?
Sem contar que, muitas vezes, nos apaixonávamos, sem que a pessoa que amávamos, soubesse.
Bem, agora vamos analisar outra situação, pois você já conseguiu perceber e recordar bem o que é uma grande paixão.
O que você sente em relação ao seu trabalho? Que sentimentos e sensações produzem aquilo que você está desenvolvendo agora? Quando acorda pela manhã, ao se dirigir para o local de trabalho e ao chegar, como está o ambiente? O que se passa dentro de você? O que diz a sua voz interna? Você está apaixonado pelo que está fazendo e criando?
Se a resposta for não sei, ou, tenho que pensar, ou se for prontamente não, então, meu caro leitor, está na hora de parar e analisar o que está produzindo na sua vida, no seu dia-a-dia e perceber que suas atividades não agradam a você ou aos que vivem em seu entorno e isso deve prejudicar muito todas as atividades.
Motivação é um ato constante de paixão, por isso dizemos que queremos em nossos negócios pessoas apaixonadas pelo que fazem, pois pessoas apaixonadas estarão sempre altamente motivadas. São mais criativas, usam muito o lado emotivo, o lado lúdico, ou seja, equilibram os dois lados do cérebro, deixam de usar somente o lado racional e passam também a usar o lado emocional e imaginário e então começam a ter resultados até antes inatingíveis. Dessa forma, temos que estar sempre renovando e alimentando a paixão, sempre descobrir novas maneiras de nos apaixonar.
Sei que neste momento muitos estarão dizendo que, depois da paixão, vem o amor e que, aos poucos, as coisas vão se acomodando. Estão, com isso, querendo justificar o que acontece nos nossos ambientes de trabalho, ou seja, começamos a mil no nosso novo empreendimento, apaixonados, depois vamos percebendo que é isso mesmo que queremos, vem o reconhecimento de que acertamos, ou seja, o amor, e posteriormente, com o passar do tempo, entramos na rotina, na mesmice.
Lembro que os verdadeiros amores, sempre encontrarão novas maneiras ou formas de se apaixonarem, porque não existe amor na mesmice. Cabe a nós, portanto, nos relacionamentos ou na nossa profissão, buscarmos sempre a paixão. Se soubermos fazer isso seremos pessoas de grande sucesso. Nunca esquecendo que, para conseguirmos esta realização, teremos sempre que ter atitude. Se por acaso, neste momento, você está, no amor ou no trabalho, numa mesmice. Acorde, pois sempre existe uma nova chance. Basta querer! Se quiser, fique como alguns derrotados adoram... Queixe-se da situação e, mais cedo ou mais tarde, será substituído.
Por isso, opte por apaixonar-se todos os dias, exercite suas atitudes e sentimentos na busca de seus objetivos, pois, com certeza, isso o tornará uma pessoa muito melhor.. E jamais esqueça que

SEM PAIXÃO NÃO EXISTE MOTIVAÇÃO. APAIXONE-SE!