SEJA UMA PESSOA DISCIPLINADA!
Por Ciro Toaldo | 28/06/2024 | CrescimentoSEJA UMA PESSOA DISCIPLINADA!
Professor Me. Ciro José Toaldo
Quando uma pessoa é disciplinada? Qual é a importância da disciplina no viver em sociedade? Você consegue imaginar uma vida social sem ter regras, sobretudo de conduta? Seria possível a convivência dos duzentos e quinze milhões de brasileiros sem um mínimo regramento? Pense um pouco nestas quatro questões!
Não há dúvidas que a disciplina é algo fundamental na convivência em grupos e, sem regras ela se torna impossível! Quando estive no seminário, em meio a quase trezentos seminaristas, entendi e aprendi o quanto é necessário ter normas que venham nortear o comportamento de um grupo. Compreendi que cronometrar o tempo de um dia, vai trazer resultados positivos! E, mesmo com atropelos e necessidade de mudar a sua organização, deverá prevalecer o pré- estabelecido!
Não se deve deixar a “vida correr sem ter às rédeas de sua conduta”, portanto, isto é ter a direção e conduta por meio da disciplina que se torna regra de ouro. Você já pensou qual é a finalidade das leis? E, qual é sentido da existência do aparato policial na sociedade?
Caso tenha entendido o valor das leis e da própria polícia, você compreende que há toda uma estrutural que garante a ordem e o convívio, tanto no aspecto da vida pessoal como da social, garantido maior tranquilidade e paz na coletividade. Conheço muitos colegas indisciplinados, por exemplo, no aspecto financeiro, gastam mais que o recebido, portanto, esse devaneio em relação ao seu salário os leva ao buraco!
Quando fazemos uma análise mais detalhadas dos povos antigos, relacionados às grandes civilizações, observa-se que a questão disciplinar era algo levado a sério, como os romanos que edificaram um enorme império pelo fato de terem um exército muito treinado. Também os povos do mundo oriental são altamente determinados. O Japão, no final da Segunda Guerra foi devastado por sua teimosia em persistir no conflito, entretanto, logo se reergueu e na atualidade é uma grande potência.
Amigos leitores saibam aproveitar desta grande dádiva: a disciplina. Todos os dias, quando vou à academia, percebo a determinação dos colegas para se superar, aumentando os treinos e renovando os exercícios. Aliás, o esporte é outra grande amostra que demonstram a superação do ser humano, pois, sem o árduo treino cotidiano, não haverá a subida ao pódio!
Encontro-me na fase existencial em que o fator determinante é a disciplina! Após, exemplos em minha família, compreendi que nós determinamos o quanto tempo estaremos neste mundo! Com os sessenta anos não há mais a agilidade juvenil, em todos os campos, mas, caso deixarmos chegar a nossa mente a indisciplina, à vontade apenas de fazer o que o corpo físico determina, estaremos fadado ao declínio, à cama, sofá ou outra forma de acomodação!
Portanto, tenha determinação, coragem, lucidez e, sobretudo a disciplina para viver bem uma das belas fases da existência chamada de Terceira Idade. Com tristeza escrevo que a maior parte desta faixa etária, além de não ter se preparado para vivê-la no melhor estilo, foram educados para aceitar, como burrinho de presépio que essa é a fase do descarte existencial! Cuidado, pois isso acaba sendo contagiante, especialmente quando se convive com jovens inescrupulosos imaginando serem os maiorais e os melhores e desejando que o idoso seja despejado em um asilo!
Chico Xavier ensinou: “Quem abandona o cultivo de si mesmo vai permitindo que o matagal da imperfeição tome conta de sua vida e de sua alma. Sem disciplina, em nada se avança”!
Pense nisto e até o próximo!