SEJA FIEL!

Por Sônia Fiúza | 04/03/2009 | Religião

"Seja fiel em 2009" surgiu-me como opção de primeira mensagem para o ano novo, ao ler todo o capítulo 13 do Segundo Livro das Crônicas.

"... Bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro..." (II Crônicas 13:8)

O capítulo não é tão grande para uma leitura (até mesmo para quem eventualmente não gosta de ler e, menos ainda, a Bíblia Sagrada).

São vinte e dois versículos (curtos parágrafos) mostrando uma conversa entre dois reis.

A INFIDELIDADE VEM SEMPRE COM GRANDE EXÉRCITO

Para tentar as pessoas. Não lhes dar ocasião de vencer àquele momento e pressão (quer dizer, opressão).No verso três (ou terceiro parágrafo) estão os quantitativos dos fieis e dos infiéis.

Fieis: 400.000 homens valentes. Infiéis: 800.000 homens valentes.

A CONVERSA DOS REIS

O rei com menor número de homens valentes para a batalha que se anunciava foi o que, com a sua conversa, me esclareceu mais a respeito do tema desta mensagem.

Ele, o rei Abias, vinha de uma sucessão de reis que se estranhavam com o rei Jeroboão – um rei que estava naquele posto tão elevado em razão de um ato de infidelidade do rei Salomão e, a seguir, do filho, Roboão, que assumiu seu trono.

Mesmo tendo recebido a profecia dando conta de que após a morte do rei Salomão seria ele rei sobre todas as dez tribos dentre as doze em Israel, Jeroboão não dava trégua e era perverso em relação aos reis de Judá, bem como com as pessoas que optaram por seu reino, pois se sentia inseguro e decidiu desviar-se dos caminhos do SENHOR.

CIÚMES

No capítulo 12 do Primeiro Livro dos Reis, temos o iniciar da infidelidade de Jeroboão.

Por insegurança, preocupado com o povo que regia e achando que se o povo fosse prestar culto a Deus em Jerusalém (onde estavam as pessoas que faziam parte do reinado de seu "inimigo"), seu reinado iria por água abaixo, Jeroboão decidiu fabricar dois bezerros de ouro para tomarem o lugar de Deus no coração do povo de seu reino.

Era ciúme o que ele sentia. E de Deus! Causado pelo receio de perder o trono e pela falta de memória, esquecendo-se que foi o próprio Deus quem lhe deu àquela oportunidade.

Assim, acabou na condição de infiel.

A INFIDELIDADE É UM SINAL DE GANÂNCIA

Jeroboão recebeu uma profecia que lhe dizia o seguinte:

"... Saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aias, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aias pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. (...) Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel."(I Reis 11:29-38)

A profecia foi clara: "a ti darei dez tribos." Não foi dito 12 tribos!

INFIEL, JEROBOÃO INVESTIA EM BUSCA DAS OUTRAS TRIBOS

Ignorando tudo o que ouviu de Deus, através da boca de um Profeta, ele investia contra os reis que assumiam o trono do outro lado. Devido à sua ganância (desejo de ter mais, cada vez mais. Mesmo que seja o que é dos outros).

Por isso o rei Abias conversava com ele, e dizia no capítulo 13 de II Crônicas (a ele e aos que o seguiam): "... Bem sois vós uma grande multidão." . Ou:

"Agora (depois de ter levantado a mão contra o rei Salomão, e de ter se ajuntado a homens vadios e malignos contra o rei Roboão que, por ser jovem e indeciso, não lhe pôde resistir), pensais poder resistir ao reino do SENHOR, que está nas mãos dos filhos de Davi; bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses..." (verso 8)

A INFIDELIDADE É SINAL DE INGRATIDÃO

É assim quando ocorre dos olhinhos se voltarem para o lado, alegando que o que têm perto de si não tem mais tanto valor, tanta formosura que os possa reter consigo.

A INFIDELIDADE ÀS VEZES SE ESCONDE ATRÁS DO CIÚME

Quem já viveu a situação sabe do que se está falando. Travestida de ciúme, eis a infidelidade não admitida e, pela "capa" de zelo na qual se esconde, jamais imaginada!

A INFIDELIDADE CRIA MENTIROSOS

Quando fabricou os dois bezerros de ouro, bem como quando anunciou ao povo a função desses tais bezerros, e quando os levou para as duas cidades onde deveriam ser adorados como se fossem Deus, Jeroboão mentia para o povo que o seguia.

Esta é a tônica ou manifestação dos atos de quem decide pela infidelidade: a mentira. Tendo que esconder-se, falar com cuidado. Viver de "antena ligada" para, com os atos, não ser descoberto.

A INFIDELIDADE FAZ MAL

Às pessoas que ela ignora. E àquelas às quais ela utiliza para fazer-se notória. Sim!

Apesar de muito ter tentado ao rei Abias e a toda a população do reino de Judá (oprimindo-os com os seus 800.000 homens valentes), Jeroboão caiu morto, aparentemente naquela mesma batalha (da qual não saiu vencedor, pois seus adversários tinham ao seu lado um Deus conhecido na Bíblia e na vida de milhares de pessoas como um Deus Vivo e Fiel, que ouviu os clamores do povo e as trombetas tocadas pelos sacerdotes que Lhe prestavam o culto agradável e que dava certo).

A FIDELIDADE FAZ BEM AOS QUE A TÊM POR HÁBITO

A vitória mencionada acima é um sinal disto. O povo que estava com o rei Abias era menor do que o que acompanhava Jeroboão. Mas, pelas palavras de Abias, percebe-se que àquele povo caminhava com o que era verdadeiro, ou seja,com Deus.

Ele adorava a Deus e não a deuses, imagens e culturas as mais variadas, criadas pelos homens com a finalidade de levar as pessoas a serem infiéis a quem lhes criou e lhes tem amor profundo e eterno. Ou seja, Deus.

Abias dizia, em concordância com o seu povo: "Porém, quanto a nós, o SENHOR é nosso Deus, e nunca o deixamos; temos sacerdotes que ministram ao SENHOR." (verso 10)

QUERIDO(A) LEITOR(A)

Para ser feliz, próspero(a) e bendito(a)tem que ser fiel!

Grato(a) e respeitoso(a).

A pessoa gananciosa e sem escrúpulos não tem isto como regra de vida. Nem àquela que mente.

Eu creio, portanto, que você é fíel. E que, ainda não sendo, se esforça ao máximo para vir a ser. Amém?

ASSIM EU ORO POR VOCÊ:

"Deus, tome nas Tuas mãos a vida e o coração da pessoa que está diante desta mensagem hoje. Pai, Tu és Fiel e, já que o atributo da fidelidade nasceu em Ti, peço-Te: conceda a esta pessoa o dom da fidelidade. Que ela seja fiel em 2009. Fiel à esposa, ao esposo. Fiel aos amigos. Fiel ao seu empregador. Fiel a Ti – voltando-se para o SENHOR, que é rico em perdoar os atos de infidelidade e os pecados, por maiores que sejam. Ensina-lhe o SENHOR mesmo o caminho da fidelidade e conceda-lhe as bênçãos que só quem é fiel pode tocar e receber. Em nome de Jesus. Amém!"

Para que você seja fiel às pessoas, fiel à verdade, fiel a Deus em 2009.

Em nome de Jesus!

Sônia Fiuza

www.soniafiuza.com