Segurança Na Internet
Por Aline da Cruz Rodrigues Souza | 28/07/2008 | TecnologiaPrecisando de programas contra ameaças ao seu computador? Aqui vão umas dicas de programas de proteção, como antivírus, firewalls e antispywares, e o melhor é que todos são gratuitos, deixando seu computador livre de ameaças sem gastar nadinha. Minha intenção aqui não é citar qual dentre eles é o melhor, e sim citar ótimas opções que dão conta do recado.
Bom, vamos começar pelos vírus. Vírus são pequenos programas que alteram a forma de operar um computador, sem a permissão ou o conhecimento do seu usuário, causando danos ou não. É para livrar nossos computadores desta ameaça, que existem os programas antivírus. Apesar de nenhum oferecer 100% de eficiência, é recomendável utilizar apenas um antivírus, pois a instalação de mais de um pode gerar conflito entre eles e prejudicar o funcionamento de seu computador, então o melhor é testar um por um até que se sinta satisfeito e seguro com algum. É imprescindível fazer a atualização freqüente do antivírus e essa é uma tarefa que a maioria deles já faz automaticamente, bastando estar conectado à internet, além de uma verificação completa semanalmente para retirar os vírus que já estiverem no computador e para impedir que novos vírus infectem o seu PC.
- Avast - É um popular software de antivírus, e gratuito para usuários domésticos. Tem capacidade de encontrar vírus em uma grande variedade de arquivos compactados e também arquivos de caixa de email. Tem opção de idioma em Português (do Brasil) e a interface pode ser customizada com diferentes Skins. Consome cerca de 60mb de RAM;
- AntiVir - É um software de antivírus produzido pela empresa Avira, e adota um simpático guarda-chuva vermelho como seu logotipo. O AntiVir tem um bom nível de detecção de vírus e não consome muito processamento. Infelizmente a versão gratuita não remove os conhecidos Spywares e AdWares. Mas logo abaixo você encontrará opções de software para remover este tipo de malware. A Interface é simples, mas está disponível somente no idioma Inglês.Consome cerca de 60mb de RAM;
- AVG - Este possui uma versão gratuita chamada de AVG Free Edition que se limita a proteção contra vírus, ou seja, também não tira Spywares. A versão gratuita só está disponível no idioma Inglês. Consome cerca de 50mb de RAM;
Agora vamos aos firewalls. O firewall é uma barreira de defesa do seu computador tanto em redes privadas quanto internet e o protege de acessos não autorizados, tanto na entrada quanto na saída de informações.
Comodo Firewall Pro – É um firewall poderoso mundialmente premiado devido à sua qualidade, monitorando e defendendo constantemente seu sistema, contra ataques internos e externos, como trojans, sites maliciosos e crackers. Apresenta um sistema preventivo excelente para a proteção de arquivos, bloqueando todas as ameaças antes mesmo de se ter a oportunidade de instalá-las, garantindo a integridade do seu sistema operacional. O programa passou em todos os testes de brechas (leak tests) da Matousec assegurando, assim, a integridade dos dados que entram ou saem do seu sistema. A interface gráfica é amigável, na tela inicial você encontra um sumário mostrando o status do sistema, bem como todas as aplicações ativas no momento. Pode visualizar as defesas de rede, verificando as conexões e todas as tentativas intrusas que foram bloqueadas. Possui versão em português (br).
Online Armor Personal Firewall Free - O programa analisa o comportamento do usuário em um sistema de proteção em tempo real. Permite um controle completo de dados trafegados pela internet, protegendo seu PC. Faz a detecção de "keyloggers", que são sistemas destinados a capturar informações pessoais dos usuários, como números de senhas, conta de banco, entre outros. Caso acesse um site fraudulento, o programadetecta este "keylogger" e bloqueia o processo. O recurso de "WebShield" trabalha com qualquer navegador e remove objetos potencialmente perigosos enquanto você navega. Apresenta uma "lista branca" de programas seguros para evitar janelas pop-up desnecessárias. O programa ainda remove spywares instalados acidentalmente e possibilita aos usuários o bloqueio e remoção completa de programas indesejados. O programa também passou em todos os testes de brechas (leak tests) da Matousec assegurando, assim, a integridade dos dados que entram ou saem do seu sistema. Disponível apenas em inglês, mas não atrapalha muito a sua utilização.
E finalmente os spywares. Spywares são programas espiões que recolhem informações sobre o usuário, a melhor forma de se proteger contra este tipo de ameaça é o uso de antispywares, a combinação de dois ou mais programas é recomendável, pois nenhum garante 100% de proteção, assim um programa detecta o que o outro deixou passar. Deve-se garantir também que eles estejam sempre rodando e com as atualizações automáticas ativadas.
- Spybot Search and Destroy - O programa é gratuito, tem menos de 10MB, possui versão em português e atualizações constantes. Ele possui proteção residente e um alerta que dá a opção do usuário permitir ou não que um programa altere o registro do Windows, ou seja, executado junto com a inicialização do sistema. Uma dica para quem não tem grandes conhecimentos de informática é permitir a alteração caso tenha acabado de instalar algum programa e negar em qualquer outro caso;
- Ad-Aware 2008 - Possui uma versão gratuita (18MB) e que faz uma boa varredura do sistema. A versão freeware não oferece proteção residente;
- SpyCatcher - O programa é eficiente e de fácil utilização. Oferece proteção residente;
- Spyware Terminator - Este oferece proteção residente e um sistema de alertas contra alterações do registro do Windows assim como o Spybot.Além disso, oferece uma barra que fica no navegador monitorando todas as páginas abertas. Caso algum site seja potencialmente perigoso o usuário é alertado.
Bem, então basta ter um bom firewall, um antivírus e um par de antispywares atualizados e pronto? Sinto dizer que não. Além disso, é importante que sejam corretamente configurados e principalmente, que o usuário tenha bons hábitos preventivos em relação à segurança na Internet.
Hábitos como ter seus programas usados numa conexão com a Internet sempre atualizados, manter-se informado sobre os riscos e ameaças, não executar arquivos que não tenham sido solicitados e tenham chegado por e-mail e não baixar programinhas de sites suspeitos.
Espero ter ajudado.