Segurança familiar: saiba mais sobre o seguro residencial

Por guilhermo justos | 23/04/2012 | Família

Os diversos casos de violência e assaltos a residências são noticiados diariamente nos meios de comunicação. Com o cenário atual, nem mesmo os dispositivos de segurança garantem a tranquilidade merecida das famílias. A partir dessa realidade, muitas pessoas passaram a investir em um seguro residencial para ter um pouco mais de segurança dentro de casa.

Uma das vantagens em investir nesse tipo de seguro é que o custo de uma apólice costuma ser baixo em relação a todos os investimentos que normalmente são feitos em um imóvel. Um seguro residencial custa, geralmente, de 0,05% a 3% do valor total do bem segurado, segundo as normas da SUSEP (Superintendência de Seguros).

Normalmente, as seguradoras não fazem a vistoria no imóvel. No entanto, caso haja dúvidas em relação às informações fornecidas pelo segurado e se confirme a falsidade em suas alegações, a empresa pode cancelar ou não pagar indenizações, em caso de sinistros.

Já nos casos de apólices de seguros contra roubo, normalmente as empresas consideram a localização do imóvel, o grau de periculosidade da região, a existência de terrenos baldios na vizinhança e se há algum sistema de segurança na residência.

Algumas seguradoras oferecem um plano básico de seguro. Este plano cobre queda de raios, explosões e incêndios. As coberturas contra danos elétricos, inundações e roubos são opcionais e alguns planos contam com a cobertura de serviços adicionais, como quebra de vidros e responsabilidade civil. Neste último, o seguro é acionado em caso de problemas que danifiquem o imóvel do vizinho.

Antes de contratar um seguro residencial, analise os principais riscos da região onde o seu imóvel está localizado para traçar um perfil de quais coberturas o seguro deverá cobrir em caso de sinistro. Para escolher a melhor opção, conte com o auxílio de um corretor.