Segurança em redes sem fio

Por damiao leonardo ribeiro silva | 02/05/2017 | Tecnologia

 


 FACULDADE PARAISO DO CEARÁ – FAP

Curso de Sistema De Informação

 

 

 

 

 

 

Redes De Computadores

 

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Metodologia Cientifica do curso de Sistema de Informação referente a 2º AVP

 

Orientador (a): Prof. Me. Régio Hermilton Ribeiro Quirino

 

 

 

 

 

Damião Leonardo Ribeiro Silva

 

 

 

 

 

 

Juazeiro do Norte/CE, novembro de 2014.

TEMA 

Redes de Computadores 

 

TITULO

Segurança em Redes de Computadores sem fios baseada em radiofrequências: Wifi e Bluetooth

 

JUSTIFICATIVA

O processo evolutivo da tecnologia progrediu muito desde o seu surgimento e desde então sua evolução se encontra em constantes mudanças, isto é fato, através de decorrentes avanços foi-se que surgiu às redes de computadores que teve como principal colaborador a tecnologia da informação, mas conhecida na atualidade como SI, para assim trazer uma maior possibilidade de relacionalmente e integração dos dados em áreas empresarias.

Essa tecnologia visa proporciona mobilidade, agilidade e muita liberdade em sua utilização, onde a rede a cabo não seria capaz de nos proporcionar. As redes sem fio diferentemente das redes a cabo só necessita de uma placa de rede consequentemente sem fio instalado no equipamento, para assim disponibilizar acesso livre a todos pela qual tenha autorização de acesso, isto ocorre em shopping, empresas, universidades, entre outros.

Com base nesta analogia toda essa evolução possibilitou uma comunicação maior entre clientes e empresas, assim trazendo para o mercado uma grande capacidade de processamentos de informações ou dados, onde na atualidade é quase impossível pensar em conectividade sem pensar em redes de computadores seja elas com fios ou sem fios. Perante todas essas necessidades que se encontra em redes a cabo o mercado em si se concentra em uma das mais novas e revolucionaria tendências de tecnologia, tais qual se trata da comunicação de redes sem fio.

Portanto pela tendência de mercado se concentrar em geral nas redes de computadores sem fios, as mesma devem ser seguras e confiáveis a ponto de possuírem implementações de altos níveis de seguranças, assim dificultando a ação de agentes externos maliciosos como os hackers, crackers, entre outros.

Este trabalho tem como finalidade propor um analise de estudo sobre a segurança de redes de computadores sem fio (Wireless), a fim de se chegar a soluções exatas sobre a mesma e assim incentivar a produção de novas tecnologias e metodologias para tratar e trabalhar os problemas relacionados à segurança de redes que possui em sua estrutura como meio de transmissão de dados a radiofrequência. 

PROBLEMATIZAÇÃO

Qual entre as redes de computadores sem fios que possuem em sua infraestrutura uma transferência de dados via radiofrequência nos oferece uma melhor e maior segurança no acesso e nas transferências de informações.

HIPOTESES

Entre as tecnologias Bluetooth e WiFi, que são tecnologias que se utiliza das ondas de rádios para a transmissão e transferência de dados, o WiFi se encontra na atualidade como a mais segura para se fazer este processo.

O Bluetooth é a melhor tecnologia entre ambas citadas que melhor proporciona a operação de transmissão e transferência de dados via ondas de radio, assim sendo ela entre a mais segura e adequada.

OBJETIVOS

Obje t ivo Geral

Fazer uma análise da segurança das redes de computadores sem fios, visando assim soluções qualitativas.

Objetivos Específicos

Expor a importância da segurança entre as tecnologias de radiofrequências: Wifi e Bluetooth.

Expor às vulnerabilidades encontradas nas tecnologias wifi e Bluetooth.

Analisar os critérios de segurança nas redes baseadas em ondas de rádios.

 

MARCO TEORICO OU REFERENCIAL TEORICO 

 

As redes wireless, redes sem fios popularmente conhecida diferentemente das redes a cabo 

apresenta uma serie de benefícios, se comparadas às redes tradicionais, entre eles a mobilidade, a rápida e simples instalação, a escalabilidade, redução de custos na instalação, ser uma solução completas para grandes, medias e pequenas empresas.” (MOARES, Alexandre 2008).

Essas redes formam um sistema de comunicação bastante flexível que atualmente se encontra em constantes avanços devido as todas as características citadas, sua facilidade na instalação como também a sua facilidade no uso pode proporcionar ao mercado uma nova tecnologia que suprisse algumas das necessidades geradas pelas redes a cabo. Perante este fato e pormenorizando entre as mais diversas redes sem fios ao ponto de explorar um pouco mais sobre as redes Wifi e Bluetooth que são tecnologias altamente qualificadas e que usufruem maciçamente das ondas de radiofrequências para assim transmitir e receber dados ou informações entre dispositivos.

Segundo Kurose, o Bluetooth é uma tecnologia que opera sobre curtas faixas de frequências, a baixa potencia, e a custo baixo. Esta é basicamente uma tecnologia de “substituição de cabos” de baixa taxa, onde se adéqua no padrão 802.15.1 da IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) e atualmente vem se destacando muito como uma rede denominada pessoal sem fio (WPAN) (Kurose, James. F 2010), a mesma possui em si a característica da não utilização de redes ad-hoc para transmissão de informação, onde essas redes são não se utiliza de uma infraestrutura de pontos de acesso para transmitirem dados, assim à mesma se torna uma tecnologia não licenciada, diferentemente das redes Wifi que são marcas licenciadas originalmente pela Wi-Fi Alliance para assim ter como característica uma tecnologia de redes sem fio embarcadas (WLAN) baseada no padrão altamente conhecido pelo 802.11 da IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers), o Wifi é uma tecnologia bastante fluente no mercado atual, onde se é possível vê-la presente e atuando em muitos locais, como exemplo de tal afirmação fica os domicílios pessoais,as instituições educacionais, aeroportos e entre outros. O mesmo opera em altas faixas de frequências onde não necessita de licença para instalação ou operação, assim tornando-a atrativa ao publico, no entanto, para o uso desta tecnologia fascinante em seu estabelecimento ou em comercio eletrônico é necessário ter a licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para assim consegui ter o acesso autorizado ou a dados ou à internet sem fio.

Com o avanço de forma elevado e rápida destas tecnologias sem fios em todo o mundo, aquilo que parecia altamente seguro de forma cabeada passou a ter um olhar preocupante perante toda a sociedade, e entre os diversos problemas gerados pelas implantações dessas redes sem fios, a segurança digital é um dos mais relevantes a ser analisados. Isto por que 

 

Como os dados são transmitidos pelo ar, não existem limites definidos como no caso das redes cabeadas. Dessa forma, é possível interceptar informações mesmo que as longas distâncias, sem necessariamente estar no mesmo ambiente ou prédio da WLAN” (Junior et Al In:ALVES,Walter F.A,2009).

 

Segundo Queiroz a segurança das redes tem como principal objetivo proteger as informações que nela trafegam no sentido de garantir a sua confiabilidade, integridade e a sua disponibilidade, assim deixando-a bem mais segura e apta a não permitir acesso inapropriado de agentes externos (Queiroz, Claudemir. D.C, 2010). Assim para obter a maior segurança nas comunicações entre dispositivos moveis ou locais foi-se necessário à criação de vários mecanismos de segurança, onde entre eles se destacam como os principais e necessários os firewalls, a criptografia, o endereçamento MAC e a certificação digital. Porem é de salientar que entre todos estes mecanismos de segurança a mesma segundo Filho (2005) abrange muitos mais fatores, onde 

 

“… é necessário ter um conhecimento razoável de todos os padrões disponíveis e o que eles têm a oferecer e, de acordo com sua aplicação, objectivo e política de segurança, implementar o nível correcto. Ser o último padrão desenvolvido e disponível não garante que a segurança será eficiente e que ele será o mais seguro, tudo vai depender da sua configuração. Será preciso fazer uma avaliação de todo o conjunto e decidir com base nos equipamentos que irá utilizar e na sua experiência, objectivando o melhor custo.”(FILHO,2005 In: ALVES,Walter F.A,2009).

 

Tais mecanismos de segurança citados acima para redes sem fio são de suma importância, mas que atualmente por serem tecnologias com custos elevadíssimos, as maiorias das empresas, lojas, entre outros locais que usufrui deste tipo de tecnologia ainda não estão se adaptando a utilizar, apesar de que as mesmas atualmente estão tendo que conviver com os altos riscos sobre suas informações secretas, mesmo assim ainda não se conscientizam a investir maciçamente em mecanismos adequado para seus dados permanecerem seguros. Baseado neste fato e tendo em mente que ambas as tecnologias tratadas neste contexto se comunica através do ar, logo percebemos que o nível de segurança esta muito a baixo do que era pra ser, tornando assim atrativa a invasão de hackeres e crackeres, pois para eles se torna fácil invadir um sistemas frágil de mecanismo. 

Nas tecnologias atualmente usadas para comunicações via ondas de rádios, enquanto mais próximo for à comunicação, mas perigoso ela se tornara. Assim transformando o olhar natural dos utilizadores em um olhar preocupante sobre o assunto, com bases nestas informações e segundo Nakamura tanto o Bluetooth quanto o Wifi que são tecnologia que se utiliza fortemente dessas ondas de ar, possuem a característica de comunicação de ate 100 metros de proximidade, onde o Bluetooth pode ter um alcance de 10 a 100 metros e o Wifi atua com frequências nas imediações de ate 100 metros (NAKAMURA, E.T, 2007), diante de tais fatos podemos perceber que para ele se as transmissões dos dados independentemente da tecnologia usada estiver em uma distancia de ate 100 metros, as mesma ainda seriam efetuadas com sucesso, mas que diferentemente de Nakamura, outros autores pensam de forma diferente, como por exemplo, o Forouzan, que levanta uma tese afirmando que o Bluetooth por ser uma tecnologia de baixa potencia de frequência, e assim sendo e se tornando algo particular, a mesma só poderia segundo ele ter um alcance típico de 10 metros (FOROUZAN, B.A, 2008), assim tornando em alguns casos o Bluetooth inferior em termos de alcances ao Wifi. 

Com base nestas analogias podemos ter uma boa reflexão de que o Bluetooth e o Wifi são tecnologias que usufruem do mesmo elemento para assim terem seus funcionamentos, mas que atual em ambientes diferentes, assim possuindo cada um suas próprias características e tendo seus próprias níveis de seguranças.

 

METODOLOGIA

O estudo será desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, a qual segundo Ruiz (1995. p.58) consiste no exame de livros escritos sobre determinado assunto, para levantamento e análise do que já se produziu sobre o que se assume como tema de pesquisa científica. O método cientifica de construção será o método indutivo, que é aquele em que se utiliza a indução. Analise de textos especializados que retratam questões de redes sem fio e sua segurança; sistematização das leituras realizadas e reflexão sobre as mesmas; registro das reflexões construídas e organização da pesquisa. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diversos pontos devem ser analisados e obsevados enquanto tratar e falar sobre segurança das redes de computadores sem fios, e assim tendo hoje no mercado atual essas redes atuando de forma elevadas e frequentes, se vem então à preocupação sobre qual utilizar, ou qual é a mais segura. Sabe-se que ambas as tecnologias analisadas são de suma importância pra nosso convívio e comunicação, e com base nesta relação o Bluetooth por ser considerada uma tecnologia bastante pessoal e por ser inferior em termos de alcance se comparada ao Wifi, atualmente ela em sua distancia de alcance é considerada a mais segura, logo a mais adequada, mas que como a comunicação não só no Brasil, como também no mundo tende a crescer de forma rápida, logo o Bluetooth sairia desse cenário, e consequentemente seria inútil sua utilização.

CRONOGRAMA

  CRONOGRAMA

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Leitura e anotações 

 

 

 

 

 

Construção do projeto

 

 

 

 

 

Correções

 

 

 

 

 

Redação final 

 

 

 

 

 

Encontro com o Orientador

 

 

 

 



 

REFERÊNCIAS

Behrouz A.Forouzan Comunicação de dados e redes de computadores / com a colaboração de Sophia Chung Fegan; tradução Ariovaldo Griesi; revisão técnica Jonas Santiago. -- São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

NAKAMURA, Emilio Tissato. GEUS Paulo Licio de Segurança de redes em ambientes cooperativos /. -- São Paulo: Novatec Editora, 2007. 

MOARES, Alexandre Fernandes de Redes de computadores: fundamentos /. -- 6ª Ed.rev. -- São Paulo: Erica, 2008.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica-3ed, São Paulo, Atlas, 1995.180p.

ALVES, Walter Francisco Andrade de segurança em redes sem fio: O caso da Assembleia Nacional de Cabo Verde -- Cidade da Praia, Santiago: 2009.

QUEIROZ, Claudemir da costa segurança digital: um estudo de caso – Fortaleza 2007.