Segurança e Medicina do Trabalho

Por Itamar Mariano | 08/07/2013 | Saúde

Profissionais da área se tornam fundamentais em empresas de todos os portes 

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a principal causa dos 1,3 milhão de casos registrados de acidente de trabalho no Brasil acontece pelo descumprimento de normas básicas de proteção.

Nesse cenário, investir em segurança e qualidade de vida dentro das empresas se tornou prioridade, ampliando a procura por profissionais especializados da área de segurança e medicina do trabalho.

Com ampla atuação, os profissionais de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho buscam traçar o mapeamento dos riscos, propor planos de prevenção, eventos e palestras que auxiliem na manutenção da integridade física do trabalhador. Atuam na observância e resguardo da saúde do trabalhador evitando doenças e consequências de caráter crônico.

Ambos os profissionais são fundamentais em empresas de todos os portes e trabalham de forma complementar.  A realização dos exames ocupacionais admissionais, periódicos e demissionais, obrigatórios por lei, são grandes aliados na prevenção das doenças ocupacionais, segundo especialistas em Medicina do Trabalho. Ao mesmo tempo em que a fiscalização e o incentivo dos usos de EPI’S, SIPAS E SIPAT’S complementam as ações de prevenção que garantem a saúde e produtividade do trabalhador.

O uso de novas tecnologias também auxilia o trabalho de médicos e técnicos em segurança do trabalho, se tornando um diferencial competitivo. Com softwares de Gestão em Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida, é possível otimizar tempo e produtividade de trabalho, além de organizar e armazenar informações importantes.

Para exames ocupacionais e seus laudos, a empresa especializada Laudo a Distância já atende 180 clínicas de saúde ocupacional oferecendo um sistema web que permite a gestão dos arquivos a serem laudados, gerando relatórios financeiros, avisos automáticos com criptografia na transmissão, assinatura digital ICP nos laudos e criação no próprio sistema de um banco de dados para armazenar todos os arquivos da empresa