Se tão-somente tocar
Por luiz santos gomes | 15/04/2011 | Religião"Se tão-somente tocar "
Texto Mc5:28
Para entender e saber o porquê do pensamento desta mulher retratada no texto de Marcos será preciso consultar o terceiro livro escrito por Moises, LEVITICO. Lá encontraremos com riquezas de detalhes o ritual que era por Lei obrigado a passar todo aquele que estivesse com FLUXO DE SANGUE.
Neste livro, embora não enfatize somente a mulher com fluxo, mas também o homem (Lv15:2), seguindo o ritual para ambos, percebe-se o TOQUE, muito presente. (Lv15:5). Sendo o QUE, ou AQUILO, que toca ou é tocado por quem tem o fluxo torna-se imundo. Ou seja, a imundice de um passa para o outro através do TOQUE como nos exemplos retirados do texto.
Lv15:5 E qualquer que TOCAR a sua cama lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.
7 E aquele que TOCAR a carne do que tem o fluxo lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.
10 E qualquer que TOCAR em alguma coisa que estiver debaixo dele será imundo até à tarde; e aquele que a levar lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.
11 Também todo aquele em quem TOCAR o que tem o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.
O texto acima se refere a figura masculina, e mesmo assim o TOQUE, é bem enfático junto com a contaminação. Por isto a lavagem é necessária. E enquanto isto não se fizer a imundice permanecerá na pessoa ou coisa que TOCOU, ou foi TOCADA.
Como o texto de marcos se refere a mulher que jazia a doze anos com esta enfermidade voltemos a levítico para ver como procedia aquela cujo FLUXO, não cessava.
Mesmo aqui o TOQUE, é presente e faz com que todo que a tocasse ficasse imundo, ou tudo aquilo em que ela tocasse se tornasse imundo, quer seja até a tarde ou por mais tempo. Porque o que nela estava passava para os outros pelo TOQUE como no exemplo do texto abaixo:
19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar será imundo até à tarde.
21 E qualquer que tocar a sua cama lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.
22 E qualquer que tocar alguma coisa sobre o que ela se tiver assentado lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.
23 Se também alguma coisa estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, se alguém a tocar, será imundo até à tarde.
É certo que a imundície passa para VESTE, como nos exemplos de ambos os textos, por isto elas também deveriam ser lavadas. Exemplificando, o que está na pessoa passa para a VESTE bastando para que isto ocorra, um TOQUE.
Para mulher com FLUXO, mensal normal, a separação era de apenas SETE DIAS, mas para aquela em que o FLUXO se prolongasse por muitos dias, deveria ficar o tempo em que o fluxo permanecesse, afastada do arraial, convivendo juntamente com aqueles que tinham LEPRA, e com aqueles que tinham tido contato com algum MORTO, como no texto abaixo:
Nm5:2 Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.
3 Desde o homem até à mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis, para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.
4 E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.
E sendo assim podemos afirmar que esta mulher não estava no meio das pessoas sãs, e sim em meio aos afastados. Como então ela pode sair deste lugar e se colocar em meio a multidão uma vez que tudo o que ela TOCASSE se tornaria imundo? Alguém liberou, ou ela fugiu? E se fugiu descumpriu a Lei. E, portanto deveria ser apedrejada.
Mas não saía de sua cabeça em que se somente tocasse nas vestes de Jesus ela ficaria sã. Pensou ela, se tudo que TOCA em mim ou nas minhas vestes se torna imundo, tudo que tocar em Jesus se tornará limpo.
Todavia, embora o TOQUE estivesse presente em sua vida bem como as VESTES, o processo para se obter a cura era CONFESSAR O PECADO e oferecer uma oferta pela purificação. (Lv15:29)
Nm5:7E confessará o pecado que fez; então, restituirá pela sua culpa segundo a soma total, e lhe acrescentará o seu quinto, e o dará àquele contra quem se fez culpado.
Mas aquela mulher não tinha como parar a multidão e confessar o pecado e muito menos ofertar alguma coisa visto que seus recursos já haviam se esgotado em função do longo tempo em que esteve enferma tendo gastado tudo com os médicos. E como a ultima tentativa ela sai do arraial dos contaminados sem que alguém a tivesse liberado para estar entre a multidão. Tudo porque havia ouvido falar que Jesus curava através do TOQUE como nos textos abaixo.
Lc6:19 E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.
Mc3 10 porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem.
Mc10:13 E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
A influência do TOQUE desta mulher foi tão grande que após este fato as pessoas doentes queriam apenas tocar nas VESTES de Jesus para que fossem curadas.
Mc6:56 E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou em aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste, e todos os que lhe tocavam saravam.
As vestes então se tornaram como um AMULETO que sarava os doentes. Tanto que no momento da morte do senhor Jesus suas VESTES foram sorteadas.
Mc15:24 E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre eles sortes, para saber o que cada um levaria.
Para aqueles que pensam que o poder estava nas VESTES, ai vai um recado:
? Embora a mulher tenha tocado nas VESTES de Jesus e tenha sido curada, não foi da VESTE que saiu virtude, sim do próprio JESUS.
? Varias pessoas haviam tocado em Jesus, em meio a multidão, mas nenhuma delas recebeu a cura. Porque para que a cura aconteça é necessário TOCAR com fé.
? Quando tocamos com fé Jesus pára.
? A salvação precede a cura. Primeiro Jesus a salvou, e depois a curou.(vs34) Isto porque de nada adianta ser curado da carne e a alma ser lançada no inferno.
? Hoje você pode sair do meio da multidão e não somente TOCAR nas VESTES de Jesus e ser curado, mas ter a oportunidade de ser salvo e tornar templo do ESPIRITO SANTO. Pois muito mais que um TOQUE, Jesus quer morar em você, por isto ele quer te tirar do arraial dos afastados e te trazer para o arraial dos santos.