SAÚDE PREVENTIVA DA MULHER – CUIDAR DE SI MESMA É UM ATO DE AMOR

Por FRANCISCA NILMA DA SILVA SOUSA | 20/10/2016 | Educação

 Autores: Amanda Kelly de Sousa Paiva; Ana Beatriz de Oliveira Soares; Antonio Víctor Caminha da Silva; Andreza Maria Claudio Silva; Hanna Letícia Sousa Rodrigues; Hihara Henrique da Silva; Jorge Ferreira Batista; Matheus Nunes da Rocha; Pâmela Raquel de Lima e Rafael Sabino de Freitas.
Professora Orientadora: Francisca Nilma da Silva Sousa

INTRODUÇÃO

A temática em estudo busca aprofundar o conhecimento sobre patologias específicas da mulher, tais como: endometriose, câncer do colo de útero, câncer de mama e a síndrome dos ovários policísticos e informar ao público em geral e, em especial o feminino acerca desses problemas. Neste sentido, a ideia de "saúde preventiva" objetiva uma mudança de olhar e de perspectiva em relação às mulheres, como sujeitos físicos e sociais. Esta pesquisa visa proporcionar melhorias na saúde e na qualidade de vida para as mulheres em idade reprodutiva, principalmente, as alunas e profissionais da escola, bem como da comunidade em geral, buscando alertá-las sobre os problemas que afetam este universo.

METODOLOGIA

Realizado por etapas, este trabalho parte de diferentes leituras sobre o tema Saúde Preventiva da Mulher. Durante os encontros surgiu a necessidade de elaboração de um questionário para saber se o universo pesquisado tem conhecimento dessas patologias e se já conviveram com alguém que fora acometida. Nos intervalos para o almoço, foram construídas algumas partes do Projeto, sendo concluído no período de férias, na Biblioteca Municipal. Durante todo o andamento do Projeto, foram feitas diversas leituras que fundamentam esta construção, enriquecem o Diário de Bordo e a todos os diretamente envolvidos. Após a aplicação do questionário, com alunas dos Segundos e Terceiros anos, fez-se a tabulação dos dados, para ser apresentado em diferentes ocasiões.

[...]

Artigo completo: