Saúde em primeiro lugar
Por alenilda carvalho | 26/09/2016 | FamíliaMonster House ou A Casa Monstro título no Brasil é um filme de animação estreado em 2006, dirigido por Gil Kenan, e distribuído pela Columbia Pictures. Na animação, o personagem conhecido como Sr. Epaminondas é o construtor e morador de uma casa assombrada pelo espírito de Constance, sua falecida esposa.
Ficção a parte, o fato é que diariamente o Sr. Epaminondas tem a função exaustiva de “alimentar” a casa. Todos os dias, durante anos, ele se torna prisioneiro da própria casa, sugado pelo cansaço rotineiro ele adoece, e quando levado ao hospital sua única preocupação é “casa”.
Parece surreal, mas essa é a realidade que muitas mulheres, donas de casa enfrentam diariamente, uma rotina exaustante de 24 horas em função de cuidados repetitivos com casa, marido e filho. Uma carga horária de 24 horas de trabalho pode parecer exagero, mas é realmente assim uma atenção exclusiva, pois até quando dormem ficam pensando em trabalho, coisas do tipo: o que limpar, o que está faltando para comprar, contas, roupas para lavar e passar, qual será o cardápio do dia seguinte etc. Dessa maneira se tornam escravas do lar e passam a serem relapsas com a aparência, deixam de serem mulheres para se tornarem apenas mães e esposas.
Viver constantemente sobre essa pressão é algo extremamente perigoso, além de acabar com a alta estima acarreta inúmeros problemas de saúde como o stress e a depressão, ou até mesmo incidir em um enfarto assim como o Sr. Epaminondas.
Quero dizer a essas mulheres que não vale apena se doar tanto por algo ao ponto de se esquecer de si mesma. A casa deve ser um abrigo de proteção para a família e jamais uma “Constance” que te aprisiona e te destrói.
È fundamental preservar o bem estar, uma vez que qualidade de vida é uma opção pessoal. Seja qual for sua escolha, coloque sua saúde em primeiro lugar, pois sem ela você não poderá ajudar sua família.