Saúde Bucal: O paciente pergunta, a doutora responde

Por priscila lourenço queiroz | 10/04/2012 | Saúde

O paciente pergunta, a doutora responde:

TÓPICO:  Saúde Bucal

1)     Qual a escova de dente mais adequada? Porque o Sr. Indica esse tipo de escova  aos seus pacientes ?

      A escova de dentes mais adequada é aquela que possui a cabeça pequena (número 28) e cerdas macias. Isso para que as cerdas da escova consigam higienizar todas as áreas dos dentes, removendo toda a placa bacteriana sem machucar a gengiva.

 

2)     Afinal qual a melhor pasta de dente ? As pastas para dentes sensíveis e os branqueadores são indicados para qual tipo de tratamento? Qualquer pessoa pode usar?

      A melhor pasta de dente é qualquer uma que contenha flúor.

      Pessoas com dentes sensíveis devem consultar seu dentista para descobrir a causa de tal sensibilidade, que pode ocorrer também devido à cárie, recessão gengival ou doença periodontal. Uma vez diagnosticada a sensibilidade, usar tais pastas diariamente ajuda a controlar e prevenir a sensibilidade.

      Agora, se você deseja obter um resultado clareador, pode recorrer às pastas branqueadoras. Entretanto, como essas removem apenas as manchas extrínsecas, o ideal seria realizar um tratamento clareador (a laser ou com moldeiras) com seu dentista e fazer o uso da pasta branqueadora para prolongar o resultado.

      Um detalhe muito importante é que pastas branqueadoras não podem ser usadas por pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos, nem por crianças menores de 6 anos e idade.

 

3)     Qual o melhor fio ou fita dental ? Porque ? E como deve ser feita a limpeza?

      A fita dental encerada remove de maneira mais eficaz a placa bacteriana que se acumula entre os dentes. Seu uso deve ocorrer após todas as refeições, antes da escovação, pois apenas o fio consegue remover a sujeira que fica acumulada entre os dentes.

      Corte aproximadamente 40 cm do fio ou fita dental, enrole nos dedos indicadores e passe entre todos os dentes (bem devagar para não machucar a gengiva). Depois que o fio passar pelo ponto mais apertado, leve-o até o espaço existente entre a gengiva e o dente e pressione-o sobre ele, removendo a sujeira.

 

 

4)     Para quem usa aparelho como deve ser o procedimento com o fio dental ?

      O Fio Dental deve ser utilizado da mesma forma como a descrita acima, entretanto, com auxílio do Passa-Fio.

 

5)     Qual a função do limpador de língua? Qual o melhor modelo?

      Escovar a língua é muito importante           , pois nela ficam acumulados restos de alimentos e bactérias que provocam o mau hálito.

      O limpador de língua serve para remover a sujeira acumulada nas papilas da língua. Essa limpeza pode ser feita com dispositivos exclusivamente para isso, encontrados à venda nas farmácias, ou até mesmo com sua própria escova de dentes, fazendo movimentos cuidadosos com a escova da parte interna da língua até a ponta.

 

6)     A escova de tufo único é indicada para qual tipo de paciente ?

      Ideais para aqueles que usam aparelhos fixos e/ou apresentam ausências dentárias. São indicadas para higienizar espaços entre os dentes, pois alcança as partes côncavas dos dentes que o fio dental e a escova normal têm dificuldade de higienizar.

 

7)     E a escova elétrica qualquer pessoa pode usar?

      Escovas elétricas são ideais para pessoas que possuem problemas de coordenação motora, pois não conseguem realizar os movimentos de higienização corretamente. São indicadas também para estimular as crianças a entenderem a necessidade de escovar os dentes.

 

8)     E para as pessoas que ao ingerir um liquido gelado sente sensibilidade nos dentes qual o tipo de tratamento mais adequado?

      Dentes sensíveis podem indicar um problema sério que exige a supervisão de um dentista. O mais correto é procurar a orientação de um profissional.

 

9)     Qual a melhor forma de tratar o mau hálito ?

      A maioria das pessoas que sofre de mau hálito coloca a culpa no estômago. Sim, ele pode ser um dos vilões (assim como o estresse, uso de cigarro e bebidas alcoólicas, baixo fluxo de saliva, diabetes, entre outros), mas não é o único nem o principal.

      Uma faxina bem feita nos dentes e, principalmente, na língua, pode acabar com esse problema constrangedor, pois é nela que se forma a saburra, uma placa bacteriana composta por restos alimentares e bactérias, que se alimentam de células descamadas e causam o mau cheiro.

 

 

 

10) O que acarreta o sangramento gengival e qual a melhor forma de tratar ?

      A causa mais comum é o mau uso do fio dental. Seu uso deve ser diário, pois quando os dentes não são higienizados por completo, a gengiva ao redor do dente inflama e sangra.

      Essa inflamação inicial é chamada de Gengivite. Para tratarmos a Gengivite, a placa bacteriana e o tártaro devem ser removidos pelo dentista por meio da raspagem periodontal e orientação para a melhora da higienização bucal pelo paciente. 

 

11) Qual o melhor enxaguante bucal com álcool ou sem álcool ? É verdade que esse produto pode causar câncer de boca ?

      O álcool pode agridir a mucosa bucal quando usado diariamente e pode estar associado ao câncer bucal. Por isso, dê preferência ao enxaguatório bucal com flúor e sem álcool.

      Ele é uma solução que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da placa bacteriana, previne o aparecimento de cáries e o mau hálito, mas deve ser utilizado apenas após a correta escovação e uso do fio dental, pois ele não faz milagre sozinho.

 

      Lembre-se de consultar seu dentista pelo menos uma vez por ano. Prevenção é o melhor remédio!

 

Drª. Priscila Lourenço Queiroz

Especialista em Ortodontia

CRO/DF: 7354   IE: 3078

Ciclo Odontologia Ltda.